A Leak.pt está na IAA Transportation, em Hanôver, de forma a perceber que inovações estão a caminho do mundo automóvel. Afinal de contas, apesar de quase sempre darmos mais importância ao mercado mais tradicional de consumo, a realidade é que nem só de consumidores tradicionais como você e eu se faz um mercado automóvel global.
Dito tudo isto, entre veículos eletrificados, mais eficientes, e até novas apostas no hidrogénio, eis que aparece um veículo extremamente estranho, mas ainda assim super interessante, fruto de uma parceria da Renault com a Volvo e a CMA. Estamos a falar da carrinha de transporte Renault ZFlexEVan, que agora vai passar a ser mais conhecida como Estafette.
Porquê este nome?
Porque como é costume, a Renault foi buscar (e bem) inspiração ao seu passado.
Vamos dar uma vista de olhos?
Renault apresentou um veículo super estranho e futurista!
Esta Estafette tenta encapsular alguma da visão da Renault para o futuro da eletrificação. O que é obviamente uma excelente ideia, visto que apesar da adoção cada vez maior por parte dos consumidores, a realidade é que no lado das empresas, comprar um veículo elétrico ainda é estranho, e traz algumas barreiras para serem ultrapassadas.
Dito tudo isto, este é um veículo diferente, e que já demonstra um pouco daquilo que a Flexis, uma parceria entre o Grupo Renault com a Volvo e CMA, vai ser capaz de oferecer ao mercado nos próximos anos.
Assim, a ideia aqui é oferecer uma alternativa eficiente, diferente, e colorida, para o mundo da logística. Com um grande foco no “last-mile”, ou seja, em trabalhos dentro da cidade, como podem ser as cada vez mais comuns entregas de encomendas pelos serviços de estafetas. Mais concretamente, asta carrinha de transporte quer animar a cidade com cor, um design alegre, muita eficiência, muita capacidade de carga, e na realidade também muita segurança, visto que temos várias funcionalidades para proteger os peões mais distraídos.
- Linhas desenhadas nas estradas a delimitar espaço, através de iluminação exterior.
- Ecrãs a demonstrar que o veículo está em serviço
- Muitos ecrãs e câmaras para monitorizar o que se passa em volta.
Ou seja, a ideia passa por ultrapassar as cada vez mais numerosas e pesadas restrições que podemos encontrar nas grandes cidades.
Curiosamente, isto acontece ao retirar muita inspiração à carrinha original de 1959, ao serem ambas inovadoras, estranhas, mas acima de tudo, extremamente práticas. Afinal, a Estafette original foi o primeiro veículo da marca Renault a colocar todo o grupo motopropulsor – motor e transmissão – à frente para libertar espaço atrás para a carga.
Ser diferente nas cidades!
O que não falta em grandes centros urbanos é confusão e poluição visual. Sendo por aqui que a Renault quer ter algum impacto. A gigante Francesa acredita que as carrinhas ligeiras de transporte de mercadorias têm de ser facilmente identificáveis, expressivas, e também curiosas.
Dito tudo isto, temos aqui um veículo de grandes dimensões (4.87 x 1.92 m), mas nem por isso significativamente maior que uma Kangoo L2.
É assim que a Estafette vai caber em qualquer espaço de estacionamento convencional, e como tal, não vai ser um empecilho nas estradas. Aliás, para manter a sua agilidade, e assim cumprir essa missão, a carrinha tem um ângulo de viragem muito similar ao de um Renault Clio.
Prática
Além de tudo isto, temos uma altura um pouco fora do comum, bem como acessos diferenciados. Ou seja, o condutor vai ter acesso à mercadoria tanto pela frente como também pela traseira, o que lhe vai poupar tempo, e como tal, vai aumentar a sua produtividade.
Porém, apesar de extremamente curioso e apelativo, este design ainda não é o final. Infelizmente, os responsáveis da Renault já sabem o que fica e o que não fica, mas não podem ainda avançar com esse tipo de informação.
Ainda assim, esta carrinha vai ser lançada algures em 2026, e como tal, não falta muito tempo para termos tudo confirmado. Vai ser também aqui que vamos ter uma noção da potência, autonomia, e claro, também do seu preço.
Entusiasmado com esta filosofia de Regresso ao Passado da Renault? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.