Remover drives USB? Windows 10 tem uma grande novidade!

Como é que costumam remover os discos externos ou as pendrives do vosso computador? Utilizam a opção de ejetar com segurança ou prefere desligá-las de imediato sem se preocuparem com mais nada? Até aqui esta última não era uma opção muito boa, especialmente se não quizessem acabar com ficheiros corrompidos. Agora tudo pode mudar graças a uma novidade no Windows. É que vai poder remover as drives USB quando quiser e sem quaisquer preocupações.

Remover drives USB já não precisa de ser uma preocupação

De facto é quase do senso comum que não se utilizar a opção de remover o hardware com segurança antes de desligar do computador um dispositivo USB como uma pendrive ou um disco pode resultar em perda de dados, corrupção de ficheiros e até problemas mecânicos. No entanto a Microsoft anunciou que isto vai ser uma coisa do passado. A novidade está já integrada a partir da versão 1809 do Windows 10.

drives USB

A política por defeito para as versões atuais do Windows é utilizar-se a opção de melhor desempenho. Assim o Windows pode utilizar o dispositivo externo para opções de cache, aumentando a transferência de dados. Quando utilizam a opção de remoção segura estão a assegurar-se que todas as operações em cache são terminadas, protegendo os seus dados quando remove o dispositivo.

drives USB

Na atualização do Windows 10, a opção por defeito é a remoção rápida.

Nela, como o próprio nome deixa adivinhar, pode desligar rapidamente um dispositivo USB com toda a segurança e em qualquer ocasião. Isto é possível, uma vez que o Windows deixa de utilizar o dispositivo externo para opções de cache que podem aumentar a velocidade. Assim, o resultado é fácil. É mais seguro remover os dispositivos, mas ao custo do desempenho.

drives USB

Aqui a decisão é simples. Os utilizadores que preferirem dar prioridade ao desempenho, apesar de terem de utilizar a opção de remover com segurança, terão de escolher a opção antiga. Embora isto tenha de ser feito para cada dispositivo USB. Os outros não terão de fazer nada.

Entretanto se querem saber como alterar esta política de armazenamento podem aceder a este artigo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também