Segunda-feira, Julho 28, 2025

Relógios e o carregamento sem fios… Quase tudo mau!

Isto talvez não seja um problema para a grande maioria das pessoas que usam um único relógio durante uma série de anos. Mas, em pleno 2025, continuamos a viver num cenário ridículo no mundo dos smartwatches… Cada marca tem o seu sistema de carregamento e, pior ainda, cada modelo novo pode inutilizar o carregador anterior.

Por exemplo, apesar do facto de todos os relógios da Samsung, Huawei e Apple carregarem sem fios, é impossível usar o mesmo carregador para encher a bateria dos 3 dispositivos. É uma loucura. Especialmente quando temos em conta como funciona o mundo dos smartphones nos dias que correm.

bateria do Apple Watch, Apple Watch lojas americanas, watch ultra, apple watch, Apple Watch banido nos EUA

Aliás, o novo Pixel Watch 4, que pode muito bem vir a ser um dos melhores relógios inteligentes do mercado, é só mais um exemplo do circo que já dura há demasiado tempo no mundo mobile.

Mais um modelo, mais um carregador?

A Google decidiu finalmente acabar com os pinos magnéticos irritantes do Pixel Watch. Boa decisão? Sim. Sem dúvida.

Mas em vez de aproveitar e dar o salto para o carregamento sem fios verdadeiro, como muitos esperavam, e faria todo o sentido, criou mais um tipo de carregador proprietário, agora com um sistema lateral que obriga a colocar o relógio de lado, numa base nova.

Ou seja, nada de usar carregadores antigos, e também nada de usar um carregador sem fios comum. Tens um carregador do Pixel Watch, de qualquer versão? Esquece. Compraste um extra? Azar. Tudo para o lixo.

Estranho, visto que os novos Pixel 10, os smartphones topo de gama da Google, já apostam no Qi2.

Um problema comum a todas as marcas

Mas não é só a Google. A Apple também tem o seu MagSafe exclusivo para o Apple Watch. A Samsung usa o seu sistema próprio. A Huawei, a Xiaomi… todos inventam uma forma diferente de carregar um simples relógio.

Resultado? O mercado está completamente fragmentado. Tens mais de um smartwatch de marcas diferentes? Boa sorte a andar com três cabos diferentes para as férias. Isto para um dispositivo que devia ser o mais portátil e simples possível.

E o carregamento universal?

O ideal era simples: um carregador universal, compatível com todos os modelos, ou pelo menos, um padrão Qi adaptado aos wearables. Já há tecnologia para isso. Falta só vontade das marcas.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também