As trovoadas podem ser bonitas de admirar à distância mas de perto são assustadoras. Um raio pode destruir árvores num piscar de olhos. Faz-nos pensar até que ponto estamos realmente seguros num carro. Normalmente, um raio atinge primeiro a antena ou algum ponto do tejadilho, danificando vários componentes do seu automóvel. Uma vez que a maior parte dos veículos modernos tem fios de descongelação no para-brisas traseiro, haverá danos nesse local. Também pode esperar alguns danos na antena do seu carro, no sistema elétrico e até nos pneus. Isto acontece quando o relâmpago viaja através das cintas de aço, fazendo o seu caminho para o chão. Mas o que acontece na prática se cair um relâmpago no nosso carro?
O que acontece se cair um relâmpago no nosso carro?
Se o raio for forte o suficiente, pode causar um incêndio no carro ou impedir que ele funcione. Acredita-se geralmente que os pneus de borracha mantêm as pessoas seguras nos seus carros. No entanto isso é simplesmente um mito. Não é que não esteja seguro no automóvel, mas não é por causa dos pneus. O que realmente protege os ocupantes de um carro é o tejadilho e os lados, que funcionam como uma gaiola de Faraday e guiam os raios até ao chão. Mesmo os carros mais recentes, fabricados com materiais compósitos, mantêm peças metálicas para manter esta caraterística de design.
Os carros são o segundo lugar mais seguro para estar no meio de uma tempestade com raios – desde que tenham um telhado e laterais de metal – sendo um edifício totalmente construído (casas ou edifícios de escritórios) o primeiro.
Com que frequência é que os carros são atingidos por um raio?
Os carros serem atingidos por raios pode parecer uma ocorrência rara, mas acontece muito mais do que pensa. As hipóteses de lhe acontecer a si são de 100 mil para uma, mas mesmo assim acontece milhões de vezes por ano.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!