O Android está a ser alvo de um número crescente de ataques e a Google tem lançado alertas preocupantes. Novas vulnerabilidades estão a ser exploradas, o que levou ao lançamento de várias atualizações críticas. Entretanto, os utilizadores são aconselhados a estarem atentos a sinais de que os seus dispositivos possam ter sido comprometidos. Mas há uma medida simples que pode ajudar e que provavelmente ainda não está a usar: reiniciar o telemóvel todos os dias.
Reiniciar o telemóvel: um novo hábito de segurança?
Durante o último ano, a prática de reiniciar o smartphone voltou a ser tema de conversa. Tudo começou com os iPhones, e depois também os Androids passaram a contar com uma funcionalidade que reinicia automaticamente o dispositivo após três dias de inatividade. Esta medida surgiu como forma de dificultar o acesso forçado a dados, nomeadamente por parte de autoridades ou técnicos forenses.
Curiosamente, já há vários anos que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) aconselhava os utilizadores a desligar e voltar a ligar os seus dispositivos pelo menos uma vez por semana. Mas a verdade é que poucos seguiram esse conselho. Assim a maioria só reinicia o telefone quando é forçada por uma atualização ou por um bloqueio súbito.
Samsung recomenda: reinicie todos os dias
A Samsung foi mais longe: aconselha os utilizadores dos Galaxy a reiniciar os seus telemóveis diariamente. Segundo a marca, esta prática simples pode prevenir problemas como lentidão, congelamentos e até possíveis falhas de segurança.
“Reiniciar periodicamente pode evitar problemas no seu Galaxy”, afirma a Samsung. “O seu telefone pode ficar subitamente lento ou congelar problemas que muitas vezes se resolvem com um simples reinício.”
Um escudo contra ataques invisíveis
Esta recomendação está a ganhar força num momento em que os ataques “zero-click”, ou seja, que não exigem qualquer ação do utilizador estão a aumentar, impulsionados por tecnologias forenses cada vez mais avançadas.
De acordo com a ZDNet, reiniciar o telefone diariamente é uma das melhores defesas contra este tipo de ameaça invisível, que pode comprometer a segurança sem que o utilizador dê por isso.
Como automatizar o reinício diário?
Se tem um smartphone Samsung, pode facilitar esta tarefa:
- Vá a Definições > Assistência do dispositivo.
- Ative a opção de “Otimização automática diária”.
- Ou defina um horário de reinício automático (por exemplo, durante a madrugada).
O dispositivo reinicia sozinho, desde que não esteja a ser utilizado e tenha bateria suficiente.
Numa era em que os nossos telemóveis armazenam praticamente toda a nossa vida digital, reforçar a segurança com gestos simples faz todo o sentido. Reiniciar o telefone diariamente pode parecer insignificante, mas é uma barreira extra contra ameaças cada vez mais sofisticadas. Para além disso, pode até melhorar o desempenho do seu equipamento.