Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Queda e regresso da Nokia: Afinal o que aconteceu?

por Nuno Miguel Oliveira
31 de Maio, 2020
em Especiais
Tempo de leitura: 5 minutos de leitura
0
Nokia 3310
Adicionar como fonte preferida na Google

A Queda e Regresso da Nokia – Quando o iPhone chegou ao mercado em 2007, e posteriormente tivemos uma autêntica inundação de smartphones Android em 2008… Tudo mudou na indústria dos telemóveis! As antigas fabricantes dominantes, como a Nokia e BlackBerry, começaram a ficar para trás, não conseguindo inovar (ou repensar os seus produtos) a tempo de apanhar o comboio que já ia a todo o gás.


  • Foi há 8 anos que a Samsung ultrapassou a Nokia no mercado!

Mas neste tema, a marca mais interessa é inegavelmente a Nokia, que era basicamente a gigante a vencer na altura! No entanto, como se costuma dizer… Quanto mais alto for, maior é a queda. Por isso, a gigante Filandesa rapidamente se viu num período de estagnação e posteriormente de queda! Não conseguindo assim manter a sua posição dominadora, e claro, acabando por ser comprada pela Microsoft.

Uma empresa que na altura viu uma grande oportunidade de entrar no mercado, com o seu próprio Sistema Operativo Windows Mobile.

Segue a Leak na Pesquisa Google Aparece no teu Discover automaticamente
Adicionar →

Então… Como é que agora vemos tantos smartphones Nokia com Sistema Operativo Android?

Nokia 9

A história é bastante interessante, com um misto de aquisições, más escolhas e negócios de licenciamento… Por isso, vamos ver o que afinal aconteceu!

Queda e Regresso da Nokia – Quem cai, ‘morre’ ou levanta-se!

Para perceber o regresso da Nokia, temos de perceber como é que a empresa ‘caiu’! E porque razão vendeu o seu departamento mobile à gigante Microsoft. Dito isto, um bom ponto de partida, é o ano de 2010, quando Stephen Elop foi apontado como CEO da empresa.

Caso não saiba, antes disto, Elop era o ‘chefe’ da divisão de negócios da Microsoft, sendo responsável por vários projetos como o Microsoft Office.

Nesta altura, o primeiro iPhone já tinha sido lançado há três anos, e o primeiro Android há dois anos. No entanto, a Nokia continuava a apostar no Sistema Operativo Symbian, que continuava a dominar o mercado com uma quota de 37%… Contudo, de forma bastante curiosa, antes de tudo isto, a Nokia até se estava a preparar um novo SO, para tomar o lugar do Symbian, de seu nome MeeGo!

Pois… Mas em 2011, Stephen Elop enviou o agora afamado memo ‘Burning Platform’!

Portanto, numa carta com quase 1300 palavras, o então CEO da Nokia, comparou o Sistema Operativo Symbian a uma plataforma de queima de óleo! Afirmando que a empresa necessitava de desistir deste So o mais depressa possível, para conseguir sobreviver no mercado.

Além disto, Elop ainda partilhou a sua desilusão com o Symbian e MeeGo, dizendo que “O primeiro iPhone foi lançado em 2007, e nós ainda não temos um produto que chegue aos calcanhares da sua experiência de utilização.”

Aqui pode ler um excerto da carta:

“A batalha de aparelhos, passou agora a ser uma guerra de ecossistemas! Onde não só temos de incluir o hardware, mas também o software de cada aparelho. Ou seja, os programadores, aplicações, e-commerce, anúncios, pesquisa, aplicações sociais, serviços baseados na localização, etc… Os nossos competidores não nos estão a roubar quota de mercado com os seus aparelhos, mas sim com os seus ecossistemas.

Vamos ter de decidir, se construímos um ecossistema de raíz, ou se nos juntamos a um já existente.”

Queda e Regresso da Nokia – O telemóvel Windows

Pois bem, Elop mencionou que a Nokia iria anunciar uma nova estratégia no dia 11 de Fevereiro… Sendo exatamente nesta data que a empresa anunciou uma parceria com a Microsoft.

Windows 10 Mobile

Com esta nova parceria, a Nokia meteu toda a sua confiança no Sistema Operativo Windows Phone! Assim, o MeeGo ficou em segundo plano, chegando ao mercado apenas pela mão do Nokia N9. (Similarmente, o último telemóvel Symbian foi o Nokia 808 em 2012.)

Entretanto, Elop veio a público dizer que a Nokia quis usar o Sistema Operativo da Microsoft, para se diferenciar dos restantes rivais… Assim, tivemos o primeiro primeiro Nokia Windows Phone, o Lumia 800, lançado em Novembro de 2011.

Caso não saiba, as vendas deste e de outros aparelhos similares foram boas no seu lançamento! Mas a concorrência do iPhone e de todos os smartphones Android já no mercado era cada vez mais uma problema para a Nokia. Por isso, devido a todo o investimento e ‘guerras internas’, quando a gama Lumia começou a ter resultados aquém do esperado, a Nokia começou a ficar muito perto da banca rota.

Por fim, em Setembro de 2013, a Nokia anunciou que iria vender a sua divisão mobile à Microsoft! Como parte do acordo, o CEO Stephen Elop, iria voltar à sua antiga empresa. Interessantemente, antes da venda ser oficializada em Abril de 2014… A Nokia anunciou uma linha de smartphones Android, denominada de Nokia X! Mas este esforço foi rapidamente ‘morto’ pela Microsoft.

Queda e Regresso da Nokia – Licenciamentos e a HMD Global

Devido ao acordo com a Microsoft, a Nokia já não podia vender smartphones utilizando a sua própria marca! (Pelo menos até ao fim de 2016)

Mas isto não parou a Nokia de ir atrás de outros segmentos de mercado… E assim, alguns dias depois da venda, começou o desenvolvimento do tablet Nokia N1.

Tablet Nokia N1

Em Novembro de 2014, Ramzi Haidamus (presidente da Nokia), explicou que a empresa iria começar a licenciar a Marca ‘Nokia’ a outros fabricantes.

Assim, logo no dia seguinte, o tablet Android Nokia N1 foi anunciado com design Nokia, mas fabricado pela Foxconn.

Em suma, o N1 foi lançado em Janeiro de 2015, mas até ao fim do ano, não houve qualquer anúncio acerca de novos lançamentos ou produtos em desenvolvimento… Então, em 2016, a Microsoft decidiu vender o negócios de ‘feature phones’ à FIH Mobile e HMD Global. Ao mesmo tempo, a Nokia anunciou uma parceria com a HMD Global, fazendo desta a única fabricante com permissão da Nokia para usar a sua marca em smartphones.

Assim, o primeiro aparelho Nokia ‘by HMD’ foi o Nokia 150, um telemóvel básico de 26$. Posteriormente, em Janeiro de 2017, o tivemos o Nokia 6. Entretanto, na MWC desse ano, a HMD Global anunciou ainda o Nokia 5, Nokia 3 e um novo Nokia 3310.

Queda e Regresso da Nokia – A ‘Verdadeira’ Nokia

Nokia 3310

Se leu o artigo até aqui, já deve ter percebido que os telemóveis Nokia… Não são bem Nokias ‘Verdadeiros’, mas sim produtos da HMD Global que usam o nome da antiga fabricante. Afinal de contas, a antiga divisão mobile da Nokia, ainda faz parte da Microsoft… (Apesar desta já ter desistido deste mercado)

No entanto, na base da HMD, encontramos vários veteranos Nokia, e curiosamente, também tem sede na Finlândia! O país natal da marca.


O que pensam sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Newsletter Leak Grátis, semanal, sem spam
Subscrever →
Tags: androiddestaqueHMDHMD GlobalMeeGomicrosoftNokiaSymbian
Partilhar235EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Grande mentira? Descobre a autonomia real dos Samsung Galaxy Watch

por Bruno Fonseca
1 hora atrás

Os utilizadores juntaram-se em fóruns para expor a duração verdadeira dos relógios inteligentes da gigante sul-coreana. Descobre o que esperar antes de comprares o teu próximo smartwatch.

mundial 2026, fifa

Escândalo no Mundial 2026: IA revela o vencedor e ignora Portugal por completo

por Ana Oliveira
1 hora atrás

O arranque do Campeonato do Mundo de 2026 está a prender a atenção de milhões de adeptos. Esta edição sediada nos Estados Unidos, Canadá e México é a...

Recolher obrigatório das redes sociais pode varrer a Europa

por Bruno Fonseca
2 horas atrás

O vício das redes sociais durante a madrugada está a arruinar a qualidade do sono de milhões de adolescentes. Inegavelmente, os especialistas em saúde mental alertam repetidamente para...

Denunciar um carro mal estacionado? Queixas não são anónimas!

por Nuno Miguel Oliveira
6 horas atrás

Todos nós já passámos por isto. Vamos a andar na rua e deparamo-nos com um carro atravessado em cima do passeio, a tapar uma passadeira ou a bloquear...

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida na Google Seguir a Leak na Google
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados