Regresso às aulas: dicas essenciais para escolher o portátil do seu filho

Com a tecnologia a invadir as escolas, os portáteis e tablets já fazem parte do material escolar indispensável para retomar o ano letivo. Contudo, é importante perceber que tipo de tecnologia se adapta às idades das crianças. O KuantoKusta reúne 4 dicas para optar pelo portátil certo.

Se o seu filho frequenta o ensino básico, os trabalhos passam bastante pelo uso dos programas do Microsoft Office e da pesquisa na Internet. Assim sendo, o ideal é a compra de um portátil com caraterísticas mais básicas, como um processador Intel Celeron ou Intel Core i3, uma placa de vídeo com 1GB de memória, uma memória RAM de 4GB e um disco rígido de 500GB. Este tipo de computador tem um baixo custo e tem a performance necessária para o que é exigido.

No caso dos alunos do ensino secundário, as tarefas a executar são mais práticas, principalmente nos cursos técnico-profissionais. Assim, poderão ter de utilizar softwares mais exigentes para o computador, pelo que é necessário ter em conta, principalmente, a capacidade da placa gráfica e memória, para que o equipamento não fique sobrecarregado. Desta forma, deve procurar um equipamento com um processador Intel Core i5, uma placa de vídeo com 2GB de memória, uma RAM de 8GB e um disco rígido com 750GB-1TB.

Estando o seu filho no ensino superior, a escolha de um portátil está intimamente ligada ao curso que frequenta. No entanto, na grande parte deles é necessário o uso de softwares extremamente pesados. Assim, o portátil deverá ter um processador Quad-Core bastante potente, que permite uma resposta rápida à exigência dos programas, uma placa de vídeo com 4GB de memória (no mínimo), uma RAM de 18GB e um disco rígido (com Solid State Drive e Hard Disk Drive) com 128GB + 1TB, o que tornará o equipamento mais rápido e com muito espaço para o uso de ficheiros de grandes dimensões.

Se o aspeto a privilegiar no portátil é o facto de ser prático e de ser transportado facilmente para qualquer lugar, os equipamentos a ter em conta em qualquer dos casos anteriores são os Ultrabooks, extremamente rápidos, leves e silenciosos. Apesar de não terem tanta potência no que diz respeito às tarefas que puxem pela placa gráfica, estão equipados com um SSD e o sistema operativo é bastante rápido a responder. Não pesa muito na mochila e é o ideal se o seu filho só precisa de tirar alguns apontamentos.

O KuantoKusta tem ainda disponíveis vários equipamentos e acessórios complementares ao portátil escolhido neste regresso às aulas. Discos rígidos externos, pen’s USB, ratos, malas e mochilas adaptadas, carregadores, baterias e adaptadores são alguns dos exemplos.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário