Isto não falha para reduzir em muito a conta da luz!

O aumento da conta da luz é um tema quente neste momento. Isto já pra não falar da conta do gás. É que algumas pessoas que já receberam a conta deste mês perceberam que o valor passou para o dobro. Felizmente existem algumas formas de revertermos em parte esta situação. Dito isto vamos dizer-lhe o que não falha para reduzir em muito a conta da luz. Acredite que as poupanças são realmente grandes!

Isto não falha para reduzir em muito a conta da luz!

Vamos começar por ver a electrónica de consumo. Há muitas de poupar na conta da luz alterando a forma como as utiliza.

A forma como utilizamos a tecnologia

Por exemplo, os portáteis. Muitas pessoas que até trabalham em casa utilizam-nos sempre ligados à corrente. Deste modo acabam por estar sempre a gastarem energia desnecessária. Dito isto, será uma excelente ideia utilizar a bateria. Só na altura em que acabar é a deverá por a carregar. Esta dica não só tem influência na conta da luz como também prolonga o tempo de vida útil. Isto ajuda também a poupar algum dinheiro.

Não confie no stand-by

Na lista dos piores equipamentos temos os dispositivos que têm luzes indicadoras de que estão em stand-by. Claro que nos lembramos logo dos aparelhos de televisão e boxes de TV. Mas há outros que são verdadeiros sugadores de energia. Computadores que foram simplesmente colocados em modo de hibernação, monitores em stand by e aparelhos inteligentes que estão sempre ligados à Internet. São chamados os vampiros de energia.

A maioria das pessoas não tem noção disto. Mas a verdade é que os dispositivos em stand by consomem cerca de 10% de toda a luz que gastamos. Ora 10% é muito. De facto há equipamentos que dadas as suas características acabam por gastar 50 vezes mais energia em standby do que aquilo que vão gastar ao longo de todos os anos em que os tivermos ligados. Eventualmente aqueles que utilizamos menos mas que ainda assim estão ligados à ficha. Na prática o cálculo final do preço que podemos poupar varia muito de acordo com aquilo que temos ligados à ficha em standby.

Todas as luzes contam

Eventualmente pode pensar. Para quê voltar atrás e desligar as luzes do quarto ou da sala? No entanto isso ajuda a poupar. Grão a grão…

A maioria das pessoas acende luzes demais. Haverá, naturalmente, momentos em que, sem querer, deixará uma luz acesa numa sala. No entanto isto não precisa de ser um hábito.

reduzir a conta da luz

Além disso, considere os tipos de lâmpadas que utiliza, especialmente para quem tem vivendas e habitações do género. Embora as lâmpadas energeticamente eficientes sejam agora bastante comuns dentro das casa, substituir lâmpadas de segurança poderosas por opções LED fora de casa pode ajudar a diminuir muito a sua conta.

Mude a forma de tomar banho

Todos gostamos de um bom banho de banheira de vez em quando. No entanto para se reduzir a fatura de energia é bom que mude este hábito. O banho utiliza muito mais água do que o duche e como tal o esquentador precisa de trabalhar mais para que a água fique à temperatura ideal, algo que pode ser complicado para quem tem estes equipamentos na sua forma elétrica. Isto é sobretudo verdade no inverno, quando a água da rede parte de uma temperatura muito mais baixa. Assim é necessária mais energia e isto irá aumentar drasticamente as suas contas.

Utilize as máquinas na máxima capacidade

É tentador utilizar a máquina de lavar roupa e máquina de lavar louça todos os dias, mesmo que não estejam com a capacidade total. Claro que a utilização deste método terá um impacto negativo nas suas contas.

Em vez disso, certifique-se de que tem roupa suficiente para encher a máquina antes de inicial o ciclo. Mas cuidado, no caso de uma máquina de lavar roupa, não a encha demasiado. Se o tambor estiver cheio para além do nível recomendado, utilizará mais energia para girar o excesso de peso. Entretanto isto também reduzir drasticamente o tempo de vida útil do aparelho.

Desligue alguns equipamentos

O primeiro passo é, naturalmente, desligar qualquer coisa que não seja ativamente utilizada ou não seja utilizada frequentemente. Um exemplo de dispositivos que poderiam ser facilmente desligados incluem televisores, boxes e consolas. O mesmo deverá ser feito com carregadores e até com luzes que são mais decorativas do que outra coisa.

reduzir a conta da luz

No entanto, desligar e voltar a ligar tudo diariamente pode ser algo aborrecido. Especialmente quando temos a tomada atrás do móvel, ou noutro de sítio de difícil acesso. Assim mais vale comprar aquelas extensões que têm um interruptor e colocá-la num sítio acessível. Depois é só ligar lá tudo. Deste modo consegue ligar e desligar facilmente. Claro que poderia também recomendar aquelas tomadas com temporizador mas assim estaríamos a poupar num lado para gastar noutro.

Com tudo isto vai conseguir reduzir a sua conta da luz.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Conta da Luz: esta é a energia que gasta a PS5!

A classificação de potência oficial de uma consola PlayStation...

Air Fryer: vale a pena comprar uma fritadeira sem óleo?

As fritadeiras de ar quente que também são conhecidas...

Dezembro + Netflix = Novos projetos brutais! Vai adorar!

Depois de já termos mencionado alguns dos projetos que...