É provável que já tenha ouvido o termo “redlining” ou “redline” antes. Isto quer seja em referência à condução, a jogos de vídeo, ou a um carro super especial. Mas afinal o que significa isto? É perigoso para o seu motor?
Redlining: veja o que é e se é perigoso para o motor do seu carro
Redlining refere-se ao ato de empurrar o motor de um veículo com força suficiente para que as RPMs (rotações por minuto) empurrem a agulha do tacómetro do painel de instrumentos para o vermelho e o mantenham lá. Isto pode ser causado por atingir velocidades que um carro não está destinado a suportar. Também por não passar para uma mudança mais alta ao acelerar ou até mesmo por acelerar o motor em ponto morto. Também é algo que alguns acreditam que ajuda a limpar várias acumulações do motor.
O valor exato das RPM para um motor atingir o limite máximo depende da marca, modelo, ano, combustível, etc. No entanto todos os motores têm os seus limites. E, como deve ter adivinhado, forçar um motor e mantê-lo a funcionar nesses limites ou para além deles (ênfase em “mantê-lo a funcionar”) não é uma ideia particularmente boa.
É perigoso?
Atingir a linha vermelha do motor por breves instantes – como quando se ganha velocidade na autoestrada ou simplesmente se ouve o som que faz – não é motivo de preocupação. O que pode causar danos é manter esse limite vermelho durante longos períodos de tempo.
Forçar demasiado as RPMs de um motor durante demasiado tempo pode essencialmente acelerar o desgaste que normalmente demoraria muito mais tempo. Estamos a falar de vários minutos ou mesmo horas de esforço de cada vez, e é por isso que alguns segundos aqui e ali não são um grande problema. Mas o excesso de velocidade pode provocar o sobreaquecimento do motor e/ou a perda de controlo das válvulas do motor, levando à flutuação das mesmas. Nenhum dos resultados é agradável, uma vez que um motor sobreaquecido pode resultar em reparações dispendiosas ou rebentar completamente o motor, enquanto a flutuação das válvulas pode danificar os pistões e as válvulas do motor.
Os sistemas de injeção de combustível nos motores modernos são muitas vezes construídos com um limitador. Na prática destina-se a desligar o motor se o carro for demasiado rápido ou se o motor começar a trabalhar perigosamente. Isto ajuda a evitar o tipo de redlining que conduz a danos significativos. No entanto, o facto de se acelerar demasiado, durante mais do que alguns segundos de cada vez, pode desgastar componentes vitais, mesmo com as modernas medidas de segurança implementadas.