Redlining: veja o que é e se é perigoso para o motor do seu carro

É provável que já tenha ouvido o termo “redlining” ou “redline” antes. Isto quer seja em referência à condução, a jogos de vídeo, ou a um carro super especial. Mas afinal o que significa isto? É perigoso para o seu motor?

Redlining: veja o que é e se é perigoso para o motor do seu carro

Redlining refere-se ao ato de empurrar o motor de um veículo com força suficiente para que as RPMs (rotações por minuto) empurrem a agulha do tacómetro do painel de instrumentos para o vermelho e o mantenham lá. Isto pode ser causado por atingir velocidades que um carro não está destinado a suportar. Também por não passar para uma mudança mais alta ao acelerar ou até mesmo por acelerar o motor em ponto morto. Também é algo que alguns acreditam que ajuda a limpar várias acumulações do motor.

O valor exato das RPM para um motor atingir o limite máximo depende da marca, modelo, ano, combustível, etc. No entanto todos os motores têm os seus limites. E, como deve ter adivinhado, forçar um motor e mantê-lo a funcionar nesses limites ou para além deles (ênfase em “mantê-lo a funcionar”) não é uma ideia particularmente boa.

barulhos do carro, a avariar, centralina do carro a falhar, Redlining
Many different car dashboard lights with warning lamps illuminated. Light symbol that pops up on dashboard when something goes wrong with the engine.

É perigoso? 

Atingir a linha vermelha do motor por breves instantes – como quando se ganha velocidade na autoestrada ou simplesmente se ouve o som que faz – não é motivo de preocupação. O que pode causar danos é manter esse limite vermelho durante longos períodos de tempo.

Forçar demasiado as RPMs de um motor durante demasiado tempo pode essencialmente acelerar o desgaste que normalmente demoraria muito mais tempo. Estamos a falar de vários minutos ou mesmo horas de esforço de cada vez, e é por isso que alguns segundos aqui e ali não são um grande problema. Mas o excesso de velocidade pode provocar o sobreaquecimento do motor e/ou a perda de controlo das válvulas do motor, levando à flutuação das mesmas. Nenhum dos resultados é agradável, uma vez que um motor sobreaquecido pode resultar em reparações dispendiosas ou rebentar completamente o motor, enquanto a flutuação das válvulas pode danificar os pistões e as válvulas do motor.

Os sistemas de injeção de combustível nos motores modernos são muitas vezes construídos com um limitador. Na prática destina-se a desligar o motor se o carro for demasiado rápido ou se o motor começar a trabalhar perigosamente. Isto ajuda a evitar o tipo de redlining que conduz a danos significativos. No entanto, o facto de se acelerar demasiado, durante mais do que alguns segundos de cada vez, pode desgastar componentes vitais, mesmo com as modernas medidas de segurança implementadas.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também