Já pode recuperar os ficheiros perdidos no Google Drive!

Em novembro, o Google Drive perdeu meses de dados de alguns utilizadores, o que provocou uma série de queixas no fórum de apoio da Google. A Google admitiu que um “subconjunto limitado” de utilizadores do Drive para computador foi prejudicado. Se foi apanhado nesta confusão, a Google lançou um guia que poderá ajudá-lo a recuperar os seus ficheiros perdidos no Google Drive.

Já pode recuperar os ficheiros perdidos no Google Drive!

Não existe um botão mágico para restaurar tudo, mas o guia passo-a-passo da Google pode ajudá-lo a recuperar os ficheiros perdidos. Atenção que será necessário algum espaço de armazenamento local e poderá ser necessário recorrer à linha de comandos.

Em primeiro lugar, certifique-se de que tem a aplicação Google Drive para computador mais recente (versão 85.0.13.0 ou mais recente) instalada no seu Windows ou macOS. Em seguida, execute a ferramenta de recuperação da aplicação clicando no ícone do Drive na barra de menus ou no tabuleiro do sistema, mantendo premida a tecla Shift. Depois clique em Definições e selecione Recuperar a partir de cópias de segurança. Se a sorte estiver do seu lado, receberá um aviso a dizer “a recuperação foi iniciada”. Uma vez concluída, a Google guarda todos os ficheiros restaurados numa nova pasta denominada Recuperação do Google Drive.

Se receber uma mensagem de “Espaço em disco insuficiente” depois de a ferramenta ter feito o seu trabalho, pode libertar assim algum espaço e tentar novamente.

Se o primeiro método não funcionar, avance para o passo seguinte.

Consulte a página de suporte da Google para obter informações pormenorizadas sobre a utilização da interface de linha de comandos e algumas sugestões de resolução de problemas. No entanto, é necessário ter a versão mais recente do Drive para computador antes de começar.

Entretanto se os truques anteriores não forem suficientes para si, existe mais um método que pode experimentar. Assim este pode ser o método ideal se alguma vez desligou a sua conta ou limpou a cache do Drive do seu computador. Se tiver uma cópia de segurança do Windows ou uma cópia de segurança do Time Machine no macOS, consulte a secção Opções adicionais de resolução de problemas para recuperação de dados na página de ajuda do Google Drive para obter um guia completo sobre este processo.

Embora a tentativa de utilizar os métodos da Google possa não garantir o regresso dos seus ficheiros, ainda há esperança. Com um pouco de sorte, as correções sugeridas pela Google podem potencialmente recuperar ficheiros que pensava estarem perdidos para sempre.

Se, depois de tentar todas estas soluções, os seus ficheiros continuarem a brincar às escondidas, está na altura de avisar a Google. Vá à aplicação Google Drive e envie os seus comentários. Não se esqueça de utilizar a hashtag #DFD84 e assinalar a caixa para incluir registos de diagnóstico.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.