Se o seu Gmail está uma bagunça, não se preocupe, não é o único. A maioria das nossas caixas de entrada está repleta de subscrições de e-mails, newsletters ou ofertas de sites onde comprou algo há vários anos. É uma batalha sem fim, e a Google finalmente decidiu enfrentá-la. Vai adorar a mais recente novidade do Gmail, que facilita recuperar o controlo da sua caixa de entrada.
Vai adorar a mais recente novidade do Gmail! Veja como funciona
Em abril, o Google anunciou um novo recurso de gerir assinaturas para o Gmail, que estava em fase de testes há vários meses. E embora tenhamos visto alguns utilizadores receberem aleatoriamente o novo separador Gerir no Android ou iPhone, ele finalmente é oficial e está a chegar para todos os utilizadores no Android, iOS e na web. No entanto, a implementação é escalonada entre as plataformas e pode não ser visível imediatamente. A nova visualização “Gerir subscrições” está disponível na barra de navegação, no canto superior esquerdo da sua caixa de entrada do Gmail, abaixo do botão de lixo e de todas as suas pastas individuais ou categorias de e-mail.
Assim toque no botão Gerir subscrições para começar. Ao abrir este novo modo, verá uma grande lista de todas as suas subscrições ativas, newsletters e conteúdos semelhantes, automaticamente ordenados pela frequência de entrega, com os mais frequentes no topo.
Um botão para cancelar a subscrição rapidamente
Convenientemente, verá um botão para cancelar a subscrição ao lado de cada e-mail, que faz todo o trabalho com um único clique. Isto em vez de abrir um e-mail, rolar até ao fundo e procurar aquele pequeno botão de cancelar subscrição (que muitas vezes fica escondido), o Gmail faz isso por si, sem que tenha de abrir mais uma mensagem indesejada.
Vale a pena notar que esta funcionalidade está a ser implementada neste momento, por isso nem todos a verão hoje. De acordo com o anúncio do Google, chegará primeiro à maioria dos utilizadores do Gmail na web. Em seguida, uma implementação mais ampla continuará na próxima semana na aplicação Android, seguida pelo iOS por volta de 21 de julho. No entanto, pode demorar várias semanas a chegar a todos, se não mais.
De acordo com o Google, a opção “Gerir subscrições” está “a ser implementada agora na web, Android e iOS em países selecionados”, mas não conhecemos uma lista completa das regiões suportadas. Além disso, estará disponível ainda este mês para todos os clientes do Google Workspace, utilizadores individuais e aqueles com uma conta pessoal da Google.
A nova função de gerir assinaturas do Gmail é uma mudança pequena, mas significativa, que terá um grande impacto nos utilizadores. Poder ver todas as suas assinaturas em um só lugar e geri-las facilmente é uma grande mudança. É uma função popular que já vimos em alguns concorrentes, como o Proton Mail.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!