Inicio Fora da Caixa Realidade Virtual vs Realidade Aumentada: o que as distingue?

Realidade Virtual vs Realidade Aumentada: o que as distingue?

Os termos realidade aumentada e realidade virtual tendem a confundir-se. É que ambos são muito falados na atualidade e normalmente são abordados em conjunto. No entanto, as duas expressões não têm o mesmo significado. Nas próximas linhas explicamos as diferenças.

A Realidade Virtual

A realidade virtual (VR) é uma simulação artificial, gerada por computador, ou a recriação de um ambiente ou situação da vida real. Transporta o utilizador para outro mundo, fazendo-o viajar e sentir um ambiente diferente à sua volta, sobretudo através da estimulação da visão e audição.

Para termos acesso à realidade virtual, na atualidade, utilizamos normalmente um conjunto de óculos e auscultadores. Normalmente, o smartphone está presente nestas configurações.

Atualmente a Realidade Virtual ajuda a criar uma melhor experiência de jogo e até ao nível do cinema.

A Realidade Aumentada

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que utiliza alguns extras (chamemos-lhes assim) gerados por computador e os coloca em cima de uma realidade existente. O conhecido jogo para dispositivos móveis, Pokémon Go, é um bom exemplo disso. Este sistema está presente em diversas aplicações utilizadas nos dispositivos móveis e mistura componentes digitais no mundo real.

Esta tecnologia está a entrar rapidamente na vida de cada um e para além dos nossos dispositivos móveis está também presente em muitos canais de televisão. Certamente que já viram em jogos de futebol, surgirem linhas adicionais, força do remate, entre outros pormenores. Tudo isto é realidade aumentada.

Realidade Virtual vs Realidade Aumentada: O que as aproxima

A realidade aumentada e a realidade virtual partilham muitas bases tecnológicas, sendo que na prática têm o objetivo de fornecer uma experiência melhorada ao utilizador e até podem ir muito além disso.

No campo da medicina, por exemplo, a realidades virtual quando combinada com a realidade aumentada pode possibilitar grandes avanços como cirurgias remotas. Aliás, estas tecnologias já foram utilizadas para tratar de condições psicológicas, como o Stress Pós-Traumático.

Realidade Virtual vs Realidade Aumentada: O que as distingue

A realidade aumentada melhora as experiências adicionando componentes virtuais, como imagens digitais, gráficos ou sensações. Em contraste, a realidade virtual cria sua própria realidade que é completamente gerada por computador. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Tesla recolhe um número louco de dados dos automóveis!

A Tesla já está a recolher grandes quantidades de dados dos possuidores de veículos que estão envolvidos na fase beta do sistema de condução...

iPhone 12 vs iPhone 12 Pro: mais semelhanças que diferenças!

O iPhone 12 e o iPhone 12 Pro têm muito mais em comum e quase nenhuma das diferenças que estavam presentes nas gerações anteriores....

Xiaomi Mi Band 5 e 4 recebem novidade para medir temperatura!

A Xiaomi está a trabalhar num update que vai permitir medir a temperatura na Mi Band 5. O mesmo acontece com a Amazfit e...

MIUI 12: atualização está a deixar os utilizadores furiosos!

O MIUI 12 é sem dúvida uma excelente interface. Não só pelo grande desempenho mas também pelas funcionalidades que disponibiliza ao utilizador. No entanto,...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...