Quarta-feira, Outubro 1, 2025

Nova Realidade Virtual mostra às pessoas como é a morte!

Apesar das muitas coisas que a tecnologia e a ciência já nos deu, ninguém sabe realmente o que é experimentar a morte. Mas uma coisa é certa. Quem já esteve perto dela regressa com relatos interessantes como aperceberem-se da paragem do coração ou de verem os seus corpos de uma posição superior. Seja o que for que acontece a verdade é uma nova simulação de realidade virtual mostra às pessoas como é a morte.

Nova Realidade Virtual mostra às pessoas como é a morte!

O artista Shaun Gladwell criou uma exposição que dá aos participantes uma simulação de fim de vida que vai desde a paragem cardíaca até à morte cerebral.

O funcionamento é relativamente simples. É lhe pedido que se deite numa cama falsa de hospital e que se ligue a um monitor do ritmo cardíaco. Aparentemente a simulação pode ser tão perturbadora que há pessoal especializado pronto para o retirar caso a situação fique demasiado desconfortável.

Marcus Crook, um local de Melbourne que também tem uma exposição perto do mesmo local, explicou como é realmente a experiência da morte através da realidade virtual.

@croom12

Its Actually pretty hectic. Doctors trying to revive you, vibrating bed and floating into space.

♬ original sound – Marcus Crook

Logo à partida ele diz que as pessoas que passaram pela experiência referem que isto causa muito pânico. Aliás tanto que se alguém estiver a ficar demasiado aflito só tem de levantar a mão para desistir.

Assim que uma pessoa se deita na cama e é ligado ao monitor cardíaco a experiência começa. Nessa altura a cama por vezes vibra e os médicos passam por cima de si. Nessa altura pode ver-se de cima ao mesmo tempo que tentam reanimá-lo. Claro que não vão conseguir. Depois flutua para fora do corpo, passando por eles para o espaço.

Tal como ninguém pode realmente saber como é morrer, ninguém pode realmente saber como é a experiência de realidade virtual. Isto a menos que esteja na Austrália e tenha coragem de a experimentar em pessoa.

Esta experiência está integrada no Melbourne Now, um enorme festival cultural na cidade australiana que apresenta mais de 200 artistas. Está disponível até Agosto.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙