Realidade Virtual ajuda educadores a compreenderem o autismo

Investigadores da Universidade de Malta querem utilizar a realidade virtual para demonstrarem de uma forma mais exata aos educadores, como é ser uma criança autista.

É verdade que o autismo é algo complexo e que não será possível reproduzir totalmente utilizando uma experiência de realidade virtual. No entanto, o objetivo não é ajudar os educadores e professores a tratarem um aluno autista de forma diferente, mas sim utilizar a tecnologia para transmitirem parte do que é ser autista, de modo a contribuir para uma maior empatia e identificação com este problema.

Para atingir este fim, a aplicação coloca os educadores no papel de uma criança autista num ambiente escolar. Nesta experiência, os estímulos ambientais nem sempre aparecem com clareza e é gerado um sentimento de angústia através de efeitos visuais.

Escusado será dizer que o desenvolvimento de um sentimento mais profundo de empatia vai resultar certamente em ajustes de comportamento por parte dos educadores.

Importa salientar que esta aplicação já está concluída e que até já existe um vídeo na Internet que revela o funcionamento da mesma e que pode ser visto abaixo.

Agora, o próximo passo será levar esta aplicação às plataformas mais populares de modo a que seja mais fácil chegar aos educadores.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10 volta a desgraçar as impressoras! E agora?

Parece mentira mas não é. Os updates da Microsoft voltaram a fazer das suas. Quando tudo parecia calmo e os problemas resolvidos, eis que...

Smartphones: Apple novamente nos comandos do mundo Premium

O iPhone 13 foi apresentado apenas há um par de dias, no entanto, a Apple tem tido tanto sucesso com o iPhone 12, que...

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!