Raspberry já apresentou o seu novo membro da família, o Pi Pico!

A muito conhecida Raspberry trouxe-nos um novo Pi, o Pico! Um produto mais virado para o Arduíno, que claro está, é produto da parceria entre a Arduino e Adafruit.



Raspberry já apresentou o seu novo membro da família, o Pi Pico!

Raspberry pi pico

Portanto, parece que a fabricante está de volta, desta vez com uma placa microcontrolada construída com o RP2040 Silicon. O que por sua vez, faz com que a Pi Pico esteja mais próximo de um Arduíno e não dos seus antecessores Pi e Pi zero.

Dito tudo isto, a Arduino está a criar “acessórios” para a placa da Raspberry, e por sua vez, esta também está a utilizar o RP2040 para o seu novo Arduino Nano Connect.

Contudo, por ser um dispositivo minúsculo, as especificações também são básicas. O RP2040 consiste em um ARM Cortex-M0 dual-core que roda a 133 MHz, contando ainda com 26 kilobytes de RAM. No final explicito as suas características principais.

Entretanto, lançaram também um kit de desenvolvimento de software C (SDK), que pode ser usado a partir da linha de comando. Além disto, foi também lançado Pico Python SDK com MicroPython.

As principais especificações do Raspberry Pi Pico são:

  • Chip microcontrolador RP2040;
  • Processador Dual-core ARM Cortex M0 até 133 MHz;
  • 264 KB de SRAM e 2 MB de memória Flash;
  • Baixo consumo de energia;
  • 26 × pinos GPIO multifuncionais;
  • 2 × SPI, 2 × I2C, 2 × UART, 3 × ADC de 12 bits, 16 × canais PWM controláveis;
  • Sensor de temperatura
  • 8 × máquinas de estado de E / S programável (PIO) para suporte periférico personalizado

Em suma, vemos que a Raspberry apesar de nem sempre parecer estar no ativo, do nada avança com o lançamento de novos produtos, muitos deles completamente fora da caixa. E ainda bem que assim é, especialmente quando temos parcerias de qualidade com outras empresas da indústria.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

Leia também