Raspberry já apresentou o seu novo membro da família, o Pi Pico!

A muito conhecida Raspberry trouxe-nos um novo Pi, o Pico! Um produto mais virado para o Arduíno, que claro está, é produto da parceria entre a Arduino e Adafruit.



Raspberry já apresentou o seu novo membro da família, o Pi Pico!

Portanto, parece que a fabricante está de volta, desta vez com uma placa microcontrolada construída com o RP2040 Silicon. O que por sua vez, faz com que a Pi Pico esteja mais próximo de um Arduíno e não dos seus antecessores Pi e Pi zero.

Dito tudo isto, a Arduino está a criar “acessórios” para a placa da Raspberry, e por sua vez, esta também está a utilizar o RP2040 para o seu novo Arduino Nano Connect.

Contudo, por ser um dispositivo minúsculo, as especificações também são básicas. O RP2040 consiste em um ARM Cortex-M0 dual-core que roda a 133 MHz, contando ainda com 26 kilobytes de RAM. No final explicito as suas características principais.

Entretanto, lançaram também um kit de desenvolvimento de software C (SDK), que pode ser usado a partir da linha de comando. Além disto, foi também lançado Pico Python SDK com MicroPython.

As principais especificações do Raspberry Pi Pico são:

  • Chip microcontrolador RP2040;
  • Processador Dual-core ARM Cortex M0 até 133 MHz;
  • 264 KB de SRAM e 2 MB de memória Flash;
  • Baixo consumo de energia;
  • 26 × pinos GPIO multifuncionais;
  • 2 × SPI, 2 × I2C, 2 × UART, 3 × ADC de 12 bits, 16 × canais PWM controláveis;
  • Sensor de temperatura
  • 8 × máquinas de estado de E / S programável (PIO) para suporte periférico personalizado

Em suma, vemos que a Raspberry apesar de nem sempre parecer estar no ativo, do nada avança com o lançamento de novos produtos, muitos deles completamente fora da caixa. E ainda bem que assim é, especialmente quando temos parcerias de qualidade com outras empresas da indústria.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!