RAM – Fabricantes processadas devido a combinação de preços


Por em

A combinação de preços no mercado de memória RAM não é nada de novo, já que em Janeiro um regulador Chinês acusou a Samsung e outros fabricantes de aumentar artificialmente o preço das suas memórias para aumentar as margens de lucro.

A Samsung já nem é estranha a esta situação, com uma decisão de tribunal em que foi considerada culpada e condenada a pagar 300 milhões de dólares, isto nos Estados Unidos em 2006.

RAM Samsung

No entanto, agora a Samsung e outros fabricantes estão a encarar novos processos em tribunal, cortesia da firma ‘Hagens Berman’, que foi a responsável pelo vitória no processo de 2006.

O novo processo judicial foi apresentado hoje na Califórnia e alega que a Samsung, Micron e SK Hynix conspiraram para limitar a produção de memória DRAM de maneira a garantir que os preços continuariam altos.

Como resultado disso, os fabricantes de aparelhos que necessitavam deste componente fundamental, tiveram de pagar preços inflacionados para conseguir manter as suas metas, e claro que no fim disto tudo, estes custos foram pagos pelo consumidor final… Nós !

Algo que tivemos oportunidade de testemunhar com os aumentos na memória RAM DDR4 e aumentos nas placas gráficas, o que tem vindo a dificultar a construção e actualização de novos sistemas para jogadores ou trabalhadores.

De acordo com a firma ‘Hagens Berman’, estas fabricantes controlam cerca de 96% do mercado de memória DRAM. Por isso, devido a este esquema, o preço de um chip de 4GB de memória DRAM subiu cerca de 130% desde o dia 1 de Julho de 2016 até ao dia 1 de Fevereiro do presente ano.

Curiosamente, a Samsung, Micron e SK Hynix mais que duplicaram os seus lucros neste mesmo espaço de tempo…

Também é explicado que apesar da subida exagerada de preços, os custos de produção para estas três empresas manteve-se o mesmo. Em paralelo, também não foi feita qualquer modificação na tecnologia que justifique a drástica subida.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Huawei está a preparar o seu próprio sistema operativo

Samsung Galaxy A6 e Galaxy A6+: Tudo o que precisa de saber!

Seguinte