Hoje em dia já não é algo muito comum, mas, no mundo do hardware, há truques que nunca passam de moda. Um deles é simples… Flashar a BIOS de um modelo mais potente numa versão mais fraca para desbloquear performance escondida.
Foi exatamente isso que um utilizador fez no Reddit com a nova geração RDNA 4. Correu bem! Aliás, correu mesmo muito bem.
Da RX 9070 para “quase” RX 9070 XT!
O utilizador noVa_realiZe conseguiu instalar a BIOS da RX 9070 XT numa PowerColor RX 9070. O resultado? Logo de imediato, sem qualquer outro ajuste, a placa saltou 11% em performance no benchmark 3DMark Steel Nomad.
Mas a história não ficou por aí.
Com undervolting e overclocking à mistura, o ganho total chegou aos 25%, passando de 5.821 pontos para 7.277 pontos. Claro que, como sempre, nos jogos, o boost foi mais modesto, rondando os 8 a 12% em relação ao modelo de origem.
O preço da brincadeira?
Claro que nada disto vem de borla. O consumo da placa passou dos 220W originais para perto dos 300W, um aumento de 36%. Ou seja, mais desempenho sim, mas à custa de muito mais energia e menor eficiência.
Além disso, é preciso relembrar que este tipo de mod não desbloqueia mais núcleos. Apenas remove limites artificiais de potência e frequência. Além disso, é sempre um risco. Visto que um flash mal feito pode transformar a gráfica num pisa-papéis caro, e o desgaste da GPU a longo prazo também pode acelerar.
Vale a pena?
Para os entusiastas e amantes de “tuning”, estes resultados são uma tentação. Mas para o utilizador comum, que só quer jogar sem complicações, não é uma jogada sensata. Há casos em que a placa aguenta, e não há problema nenhum. Mas nem todos os chips são iguais. Isto vai aumentar o desgaste, e como tal, pode resultar numa brincadeira cara.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


