Radeon RX 7000: AMD vai ter resposta aos núcleos Tensor!

Como temos vindo a dizer, a AMD vai ser capaz de surpreender o mundo das placas gráficas, com a chegada da sua nova arquitetura RDNA 3, agora assente no processo de 5nm da TSMC, isto, em vez do ‘velho’ de 7nm. Ao fim ao cabo, segundo tudo o que tem chegado à Internet, vamos dar as boas vindas a várias melhorias arquiteturais, que deverão aumentar a performance por watt de uma maneira extremamente interessante.

Aliás, o aumento de performance é tão significativo, que a AMD está basicamente a obrigar a NVIDIA a atirar a eficiência energética janela fora. Contudo, a ameaça ao domínio da NVIDIA não está apenas na performance pura e dura… Ao que tudo indica, a AMD também já conseguiu desenvolver, e implementar, uma resposta aos núcleos Tensor da NVIDIA.

- Advertisement -

Radeon RX 7000: AMD vai ter resposta aos núcleos Tensor!

radeon, rx 6000

Portanto, caso não saiba, nas últimas duas gerações de placas gráficas, os núcleos Tensor têm sido a arma secreta da NVIDIA. Permitindo upscalling de imagem através de aprendizagem máquina, entre muitas outras coisas. Pois bem, segundo uma recente atualização dentro do ecossistema AMD Radeon, a as novas placas RDNA 3 podem trazer algo muito parecido para cima da mesa em 2022.

Afinal de contas, a AMD lançou um patch num dos seus repositórios Github, de forma a adicionar instruções matrix para o código que dá vida à sua arquitetura RDNA 3. De forma muito resumida, estamos a falar de um algoritmo muito similar ao DLSS da NVIDIA ou XeSS da Intel.

A AMD não tem já algo similar ao DLSS? Sim… Mas não!

O FSR 2.0 da AMD promete muito, mas fica obviamente aquém daquilo que a NVIDIA é capaz de oferecer. Porque… Não temos núcleos dedicados para a aceleração da tecnologia.

Em suma, as placas RDNA 3 prometem, e não é pouco. Ao fim ao cabo, estamos à espera de um aumento de performance por watt de mais ou menos 50%, bem como um aumento significativo no consumo de cada modelo, uma melhoria muito agressiva na quantidade de memória cache, entre muitas outras coisas. Estas placas devem chegar ao mercado entre Outubro e Novembro… Ou seja, na mesma exata altura das RTX 40 da NVIDIA. Assim, se o stock for bom, vamos ter uma rivalidade mesmo à antiga.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.