Radeon Big Navi a caminho? É que existe uma Navi ainda maior!

Há vários meses que andamos a ouvir falar do super GPU AMD Navi 21, que já deverá ser baseado na arquitetura RDNA 2, sendo muito provavelmente a base para a grande aposta da AMD no mercado gráfico de 2020… Ou seja, a sua placa gráfica ‘NVIDIA Killer’, também conhecida como ‘Big Navi’.

Dito tudo isto, é esperado que a nova gama de placas gráficas baseadas na arquiteturaRDNA 2 chegue ao mercado no último trimestre do ano, para uma guerra gigantesca contra as novas RTX 3000 da NVIDIA.

No entanto, segundo um novo ‘leak’… Parece que a AMD já tem um trunfo bem escondido na sua manga, para o caso da NVIDIA ser demasiado forte.



Radeon Big Navi a caminho? Parece que existe uma Navi ainda maior!

AMD Radeon

Portanto, apesar do GPU AMD Navi 21 ainda não ter chegado ao mercado, parece que já temos algumas menções a um GPU Navi 31 no código do MacOs 11 Sur Beta. Ou seja, o sucessor ao GPU Navi 21 já está bastante avançado! E possivelmente, até poderá chegar ao mercado pouco tempo depois do lançamento das novas Navi 20.

Tão cedo? Mas as primeiras placas RDNA 2 ainda nem chegaram ao mercado!

Historicamente, quando os chips da AMD começam a ser encontrados no código das drivers, é porque estão muito perto de serem lançados, ou pelo menos, já estão muito avançados a nível de desenvolvimento.

Entretanto, o facto do código ter sido descoberto no novo macOS 11, acaba por ser realmente curioso. Ao fim ao cabo, apesar da Apple se querer afastar da Intel no mundo dos processadores, parece que a parceria no lado das placas gráficas deverá continuar com a AMD.

Curiosamente, além do GPU Navi 31, também temos a inclusão dos GPUs Navi 22 e Navi 23, que deverão dar vida a placas gráficas de gama média. Além disto, as drivers também mencionam os novos APUs AMD Cezzane (Ryzen 5000 mobile?) baseados nas novas arquiteturas Zen 3 e RDNA 2.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário