Jå reparou no exagero de novas instalaçÔes de radares de controlo de velocidade em algumas das vias mais concorridas de Portugal? Nomeadamente em centros Urbanos, ou mais concretamente em Lisboa? Bem, toda essa pressa parece ter sido inimiga da perfeição.
Afinal, segundo a prĂłpria ANSR (Autoridade Nacional de Segurança RodoviĂĄria), existem falhas tĂ©cnicas em alguns dos radares instalados no Ășltimos mĂȘs, e como tal, muitas das capturas estĂŁo assim invalidades. O que significa isto? Multas resultantes destes radares, durante o tempo de ilegalidade, vĂŁo ser arquivadas.
PorĂ©m, o que Ă© realmente interessante no meio de tudo isto, Ă© como a falha foi “apanhada”. Quer saber mais? Leia em baixo.
Radares andam a disparar mal! Multas ilegais!
Portanto, como deve saber, existem vĂĄrias formas de contestar uma multa, uma delas estĂĄ relacionada com a aferição do radar que o “caçou“. Ou seja, por lei, os radares tĂȘm de ser aferidos todos os anos. Tudo para existir a certeza que a velocidade acusada Ă© a real.
Curiosamente, estes radares estavam aferidos! O problema Ă© que estavam mal aferidos, provavelmente devido a problemas no hardware base dos mesmos.
Imagine sĂł, os problemas nos novos radares saltaram Ă vista das autoridades e condutores… Porque alguns camiĂ”es apareceram nas capturas com velocidades superiores a 100 quilĂłmetros por hora!
Existem histórias muito curiosas (que podem ser verdade ou não) de camiÔes, carregados, a ultrapassar os 190 quilómetros por hora. Como deve imaginar, um camião não consegue atingir estas velocidades, a não ser que tenha um motor de um jator Norte-Americano montado no reboque.
Entretanto, os novos radares jå se encontram revistos pela ANSR, que por sua vez garante uma resolução total do problema.
Ainda assim… Se porventura tem uma multa nas mĂŁos, ou a caminho, talvez seja boa ideia olhar para o radar, e para a velocidade. Uma contestação pode valer a pena.
đ„ Este artigo foi Ăștil?
SĂȘ o primeiro a votar đ
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google NotĂcias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp Ă tua espera. Podes tambĂ©m receber as notĂcias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares Ă grĂĄtis!