Esta é, sem dúvida, a notícia que todos os utilizadores de Android esperavam ler em 2026. Finalmente, a muralha entre o Android e o ecossistema Apple está a desmoronar-se. A Google confirmou oficialmente que a compatibilidade entre o Quick Share e o AirDrop vai deixar de ser um exclusivo dos Pixel 10 e chegará a muito mais smartphones ainda este ano. Neste artigo, explicamos-te o que muda e por que razão esta é uma das maiores vitórias para a liberdade de escolha no mundo tecnológico.
Quick Share e AirDrop para todos: o fim do exclusivo Pixel
Quando a Google surpreendeu tudo e todos ao permitir que o Quick Share falasse com o AirDrop, a funcionalidade ficou limitada à série Pixel 10. No entanto, a Google já estava a preparar o terreno para algo maior.

Ao transformar a extensão do Quick Share numa aplicação independente na Play Store, em vez de um componente fixo do sistema Pixel, a marca deu o sinal claro de que o hardware não seria uma barreira por muito tempo. Agora, Eric Kay, Vice-Presidente de Engenharia do Android, confirmou em Taipé que a expansão está prestes a acontecer.
Anúncios empolgantes muito em breve
Segundo as declarações oficiais, a Google investiu uma energia enorme para garantir que a tecnologia fosse compatível não só com iPhones, mas também com iPads e MacBooks.
De acordo com Eric Kay:
“Agora que provámos que funciona, estamos a trabalhar com os nossos parceiros para expandir a funcionalidade para o resto do ecossistema. Devem esperar anúncios empolgantes muito em breve.”
Quem serão os próximos?
Embora a Google ainda não tenha revelado a lista de marcas, já existem pistas fortes no mercado:
Nothing: Foi a única empresa que já confirmou publicamente estar a trabalhar nesta funcionalidade.
Qualcomm: Já deu a entender que o suporte ao estilo Pixel 10 chegará em breve a smartphones equipados com os processadores Snapdragon.
Desta forma, uma das maiores armas da Apple para manter os utilizadores presos”ao seu ecossistema a facilidade de partilha de ficheiros está prestes a perder o seu efeito.

Mudar do iPhone para o Android será simples
Além da partilha de ficheiros, a Google está a trabalhar afincadamente para que a transição de um iPhone para um Android seja mais simples do que nunca. De facto, a Google e a Apple confirmaram em dezembro que estão a colaborar para criar um novo método de transferência de dados, permitindo que passes quase tudo do teu telemóvel antigo para o novo sem dores de cabeça.

