Pode parecer sem sentido, mas os preços do iPhone já estão a subir em preparação para a Black Friday.
Nos últimos dias, muito boa gente tem reparado no mesmo fenómeno… Os preços da geração iPhone 15 estão a subir em várias lojas online. Ou seja, modelos (como o Plus) que há uma semana custavam 699 euros agora aparecem a 818 ou 869 euros, e isso está a deixar vários consumidores baralhados.
Afinal, agora que estamos perto da Black Friday, e até já começam a aparecer algumas campanhas, não devia estar a acontecer o contrário?
É a velha questão… Black Friday ou Black Fraude?

A explicação é simples, apesar de irritante.
Algumas lojas sobem os preços antes da Black Friday para depois anunciarem “grandes descontos” que, na prática, só devolvem o produto ao preço que estava antes. É uma tática antiga, que já tem mecanismos de defesa, mas que volta todos os anos.
Há quem diga que é pela metade do dobro.
Por isso, se vires o iPhone “com 20% de desconto” no fim de novembro, há uma boa probabilidade de ser o mesmo preço que ele tinha agora.
O efeito do ciclo Apple
Há também outro fator importante, que é a descontinuação dos modelos antigos.

Ou seja, com o lançamento da linha iPhone 17, o iPhone 15 Plus está a desaparecer gradualmente do stock das lojas. Menos unidades significa maior procura pelos últimos exemplares disponíveis, e isso faz o preço subir.
Então o que fazer agora?
É ficar atento. Os preços já subiram, e muito provavelmente só vais ver quedas mais em cima das campanhas mais robustas do Black Friday.
Entretanto, podes também estar atento ao mercado de recondicionados, ou usados, porque existem muitos iPhone a serem trocados por quem deseja dar o salto para a geração mais recente.
