O dia 15 de Novembro está a chegar e com ele vem o primeiro smartphone da Huawei dobrável Huawei Mate X. Não será propriamente baratinho já que tem um preço a rondar os 2430 Euros. Ainda assim é o preço a pagar por deitarmos a mão a uma tecnologia que é muito recente. No entanto, adotar uma nova tecnologia tão rapidamente tem os seus problemas. Logo à partida ainda existe um longo caminho a percorrer e como tal há imperfeições. Será que isto vai afetar o presente e o futuro dos dobráveis? Só o tempo o dirá.

Quer usar o dobrável Huawei Mate X? Então veja se não está frio!

Seja como for, a Huawei não tem mentido acerca das limitações deste dispositivo. Por exemplo, na página oficial deste dispositivo a Huawei revela que o smartphone não pode ser dobrado quando estão temperaturas de -5º e inferiores. Por outras palavras, o ecrã dobrável é mais frágil do que se pensa. Mas haverá algum dobrável, para já, em que o painel não seja?

Mate X

Para além disso, a Huawei também alerta que o Huawei Mate X possui componentes de elevada precisão. Dito isto, para aumentar o tempo de vida deste dispositivo pede aos utilizadores para evitarem a entrada de objetos estranhos como liquido e pó para o interior do smartphone e sobretudo para a zona das dobradiças. Para além disso convém evitarmos que o equipamento caia ou chão. Também temos de ter muito cuidado com objetos afiados. É que de facto este ecrã é muito fácil de se estragar. Este e qualquer outro ecrã dobrável existente no mercado.

Entretanto e à semelhança do modelo da Samsung, o Mate X vem com uma película protetora de fábrica. Ora, não tentem remover a película nem sequer adicionar outra. Se por algum motivo a quiser substituir é necessário contactar o serviço de suporte ao cliente.

De facto, os smartphones dobráveis são muito interessantes. É algo de novo e a que não estávamos habituados. No entanto, esta primeira geração ainda tem muitas limitações. Quem tem muito dinheiro para gastar e quer ser pioneiro nestas coisas, vale a pena a aquisição. De resto, será boa ideia esperarmos um pouco até que eles fiquem mais robustos e baixem um pouco de preço.

Leia também:

Xiaomi Mi 9T Pro – Faz sentido comprar smartphones de 1000€?(

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.