Numa altura em que o stock de placas gráficas de nova geração está pelas ruas da amargura, eis que a NVIDIA decidiu lançar uma nova placa de gama baixa, ainda mais baixa que a famosa GT 1030… Abram alas à NVIDIA GT 1010!
Quer uma NVIDIA RTX 30? Então tome lá uma GT 1010!
Portanto, a NVIDIA decidiu lançar uma ‘nova’ placa gráfica de gama super baixa de forma bastante silenciosa neste novo ano. Estamos a falar da GT 1010, uma placa baseada na arquitetura Pascal primeiramente lançada em 2016, sendo baseada numa versão extremamente ‘lite’ do GPU GP108 de 16nm.
Dito isto, parece que esta placa veio para substituir a muito velhinha GT 710, que até agora, tem servido como a placa de gama baixa indicada para quem apenas precisa de saídas de imagem, e não é muito exigente na performance. Estamos a falar de máquinas que apenas servem para alimentar ecrãs de lojas, ou media centers.
Em suma, temos aqui uma placa com 256 núcleos CUDA, 16 TMUs, 16 ROPs e 2GB de memória GDDR5 num bus de 64-bit (40Gb/s). Entretanto, se esta placa chegar mesmo às lojas em grandes quantidades, deverá custar qualquer coisa como 50~60€. No entanto, se quiser comparar esta menina com os iGPUs dos CPUs da AMD e Intel, fique desde já a saber que fica mesmo muito atrás.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.