Quer um SSD ou memória RAM? 2023 é o seu ano!

Depois da explosão histórica na procura de chips, a procura caiu, e bem, também para níveis históricos. No entanto, todo o investimento que existiu para o aumento da produção, não pode ser simplesmente esquecido ou retirado das linhas de produção. O que significa isto? A produção de chips está a ser, em algumas indústrias, muito acima da procura real, e como tal, os armazéns estão a ficar cheios de produtos que ficam a apanhar pó.

Isto é especialmente verdade no mundo da memória, mesmo após alguns cortes de produção. Que tipo de memória? Estamos a falar de chips DRAM que dão origem à memória RAM, e de chips NAND, que dão origem ao armazenamento interno de vários aparelhos, ou claro, os SSDs.

Isto significa o quê? O preço vai continuar a cair!

Quer um SSD ou memória RAM? 2023 é o seu ano!

computador memória falhar

Pois bem, os preços dos chips de memória continuam na sua trajetória descendente de preço, a um ritmo um pouco acima do esperado no final do ano passado, o que por sua vez poderá querer significar que este efeito de queda se vai manter até pelo menos o final de 2023 ou início de 2024.

- Advertisement -

De forma mais concreta, tudo indica que os preços da memória DRAM vão cair 20% no primeiro trimestre, e mais 11% no segundo trimestre. Por sua vez, a memória NAND Flash deve cair 10% no primeiro trimestre, e 3~5% no segundo trimestre do ano.

Antes destas quedas, já vimos uma queda de 23% na memória DRAM e 28% na memória NAND Flash, referentes ao último trimestre de 2022.

Por fim, tudo isto vai resultar em quedas de preço em vários produtos, mais concretamente no mundo dos computadores. Mais concretamente? Bem… Sim, infelizmente tudo indica que no lado dos portáteis, tablets e smartphones, as grandes empresas vão continuar a subir preços para tentar manter as suas margens altas e gordas, de forma a fazer face à queda na procura.

Afinal, já temos um grande exemplo disto mesmo na Samsung, que está a “aproveitar” a desculpa do desaparecimento das versões de 128GB para aumentar os preços da sua nova gama de smartphones Galaxy S23.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.