Quer um SSD NVMe mas não quer gastar muito dinheiro?

A compra de um SSD é sempre um passo importante no upgrade de uma máquina antiga, ou montagem de um novo PC. Especialmente se estivermos a falar de um SSD m.2 NVMe PCIe, que é todo um novo mundo de ‘speeeeeeeeed‘ em comparação às velhas drives mecânicas ou drives já baseadas em memória FLASH mas ainda assim presas ao velho standard SATA.

Dito isto, existem muitos utilizadores que devido a orçamentos limitados, optaram por motherboards com um (ou mais) slots M.2, mas que por essa mesma razão, ficaram apenas por um SSD SATA ou tradicional HDD. Tendo em vista um upgrade mais à frente, quando a conta bancária o permitisse.

Mas sabe qual é a melhor escolha?



Quer um SSD NVMe mas não quer gastar muito dinheiro?

SSD NVMe

Portanto, imagine que precisa de mais armazenamento na sua máquina e tem um slot M.2 NVMe vazio, não será boa ideia aproveitá-lo? Claro que sim! Mas com o quê? Primeiramente, temos de perceber qual é o standard PCIe suportado pela board. (PCIe 3.0 ou PCIe 4.0)

A AMD já suporta o standard PCIe 4.0 desde 2019, com as boards X570, bem como com as boards B550. Já a Intel, apenas a mais recente plataforma traz suporte ao standard, sendo necessário ter um processador Intel Core 11000.

Tirando tudo isto do caminho, quando falamos de SSDs NVMe, temos obrigatoriamente de olhar para a Samsung, com os seus 970 Evo e 970 Pro no campo do PCIe 3.0, e 980 Pro no campo do PCIe 4.0. Contudo, quando falamos destes SSDs de qualidade, também estamos a falar de preços que muito provavelmente o poderão assustar.

Por isso, se o dinheiro é problema, podemos olhar para alternativas mais baratas assentes no standard PCIe 4.0 como o Sabrant Rocket, SK Hynix Gold P31, Kioxia Exceria Plus, Corsair MP400, ou HP EX950 estes três últimos que até tivemos a oportunidade de testar nos últimos meses.

Tenha em atenção a velocidade de leitura e de escrita, mas também ao TBW, ou seja, à durabilidade da drive em questão. (Quanto maior for este valor, mais dados poderão ser escritos e apagados do SSD).

Se tiver alguma questão, não hesite em perguntar através do e-mail geral@leak.pt


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também