Inicio Hardware Quer um Ryzen 5000? Qual é a melhor board? B450 ou B550?

Quer um Ryzen 5000? Qual é a melhor board? B450 ou B550?

Com o anúncio dos Ryzen 5000 (e sua subida de performance bem considerável em relação à última geração), temos muito boa gente a pensar num ‘upgrade’.

No entanto, como é óbvio, também temos muito boa gente com um PC baseado numa motherboard B450 a esfregar as mãos com a chegada da compatibilidade aos novos processadores a estas boards de 2018.

Mas será que uma motherboard de 2018 é o suficiente para um processador poderosíssimo de 2020?

Vamos tentar perceber!



Quer um Ryzen 5000? Qual é a melhor board? B450 ou B550?

b450 ou b550

Portanto, temos muitos consumidores com PCs baseados em processadores Ryzen 2000 ou Ryzen 3000 com uma motherboard B450 à mistura. Por isso, com a chegada de uma nova geração de processadores capaz de rivalizar com o domínio da Intel no mundo dos videojogos, existem vários consumidores a equacionar o upgrade, estão à na dúvida se devem manter a sua motherboard B450 ou dar o salto para as mais recentes B550.

Afinal de contas, foi a própria AMD que revelou há alguns meses atrás que não iria suportar os novos processadores nas velhas motherboards. Algo que acabou por correr mal, com a AMD a voltar atrás e a confirmar o suporte algures em 2021.

Ou seja, as motherboards B450 vão suportar os Ryzen 1000, 2000, 3000 e agora os novos 5000. Entretanto, a grande maioria das boards B550 apenas irá suportar processadores Ryzen 3000 e 5000… Dito tudo isto, sabe qual é a vantagem do chipset B550?

É simples, as boards B550 suporta PCI Express 4.0, o que é um pouco confuso, visto que a funcionalidade não depende apenas do chipset. Aliás, não existe qualquer razão para as boards B450 não suportarem o mesmo standard de velocidade PCIe… Afinal, as lanes vêm diretamente do processador. Aliás, algumas fabricantes trouxeram o suporte ao standard em modelos de motherboards antigos, notavelmente a Gigabyte! Mas a AMD não achou muita piada à brincadeira, e obrigou à remoção da funcionalidade.

Esquecendo isto… Todas as motherboards B550 suportam PCIe 4.0 no slot primário x16 para a placa gráfica, bem como o slot primário para o SSD m.2. O que é curioso, mas não é revolucionário, visto que os SSDs PCIe 4.0 ainda não fazem grande diferença no dia a dia, e as placas gráficas PCIe 4.0 também não trazem grande boost de performance versus uma instalação num slot PCIe 3.0.

A RTX 3090 que é uma placa PCIe 4.0, apenas ganha 3% de performance num slot PCIe 4.0

Por isso, se não vai ter grande aumento de performance gráfico, e no campo do armazenamento a diferença também não é assim tão diferente… Fará sentido optar por uma motherboard mais recente?

Claro que as melhores boards B550 já trazem tecnologias mais recentes e mais poderosas, como o WiFi 6, e LAN 2.5 Gbit. No entanto, caso não seja um consumidor Pro que vá usar este tipo de velocidade (tem de ter um router compatível e uma Internet do bufo!), não existe grande necessidade para ficar satisfeito com estas novidades. Além disto, o chipset B550 também traz suporte ao uso de duas placas gráficas, uma funcionalidade que está mais do que morta e enterrada.

Conclusão

Em suma, a grande diferença entre as duas boards, é que as AMD B550 são mais recentes, e por isso, trazem suporte a algumas funcionalidades interessantes! Mas que infelizmente não irão revolucionar o seu mundo. A mais notável é o suporte ao standard PCIe 4.0, que hoje em dia ainda não faz grande diferença, mas que num futuro próximo poderá mesmo ser obrigatório, tal e qual como o PCIe 3.0 é obrigatório hoje em dia.

Assim, se por acaso já tem uma motherboard B450 em casa, o meu conselho é que espere até 2021 pelo suporte aos novos Ryzen 5000. Caso contrário, talvez seja boa ideia optar por uma B550, para cobrir logo o flanco para o futuro. (Não existe diferença de performance do CPU entre entre as boards B450 e B550, a AMD já confirmou isto!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Spotify já tem 320 milhões de utilizadores (144 milhões Premium)

Não há como negar! Os serviços de streaming de conteúdo multimédia são mesmo o futuro! Seja a cada vez mais popular Netflix, Amazon Prime,...

Xiaomi bateu a Apple e agora é o número 3 do mundo!

Depois de perder por um curto período de tempo o seu lugar para a Huawei no segundo trimestre de 2020, a Samsung recuperou a...

(Especial – Radeon RX 6000) A AMD impressionou tudo e todos!

Temos de ser completamente sinceros, ninguém estava à espera que a AMD fosse capaz de igualar a oferta da NVIDIA! Especialmente depois desta ter...

SmartThings Find: nunca mais vai perder nada da Samsung!

A Samsung lançou uma grande novidade chamada SmartThings Find. É um novo serviço que usa tecnologia de banda ultralarga (UWB) e Bluetooth de baixa...

Windows 10 recebe uma grande novidade para jogadores!

A primeira vez de que falámos desta novidade foi a 30 de setembro. Agora eis que deixou de ser um simples teste e chegou...