Quer saber mais acerca das placas de mining da NVIDIA?


Pois bem, como deve saber, a NVIDIA prometeu começar a limitar a performance de mining das atuais RTX 30, a começar no imediato com a RTX 3060. Ao mesmo tempo, para não perder os muitos milhões de dólares do mundo do mining, a empresa também apresentou uma nova gama de produtos, denominada de CMP.

O que são processadores CMP? 

Muito resumidamente, são GPUs, tal e qual como os que dão vida às placas gráficas RTX 20 e RTX 30. Mas que ao contrário das placas GeForce, chegam ao mercado sem output de imagem, consomem menos energia, e contam com um cooler mais simples (e mais barato).

Dito isto, ontem chegou à Internet uma notícia, a mencionar que estes processadores seriam todos baseados na arquitetura Turing. Ou seja, a mesma arquitetura que deu vida às placas RTX 20 e RTX 20 Super. Mas isto não é bem verdade… Afinal, parece que o processador CMP mais caro, vai ser baseado num GPU Ampere, a arquitetura que dá vida às atuais RTX 30.



Quer saber mais acerca das placas de mining da NVIDIA?

placas de mining NVIDIA

Portanto, os novos processadores NVIDIA CMP foram anunciados há qualquer coisa como 2 semanas. Tudo de forma a tentar salvar o pouco stock de placas gráficas RTX 3060 que foi enviado para as lojas. (Spoiler alert… Não resultou!)

Estamos a falar de 4 placas gráficas focadas no mining, em que três ficam abaixo dos 50 MH/s, mas uma quase chega aos 90 MH/s. Como já deve ter adivinhado, a placa mais poderosa é a placa baseada na arquitetura Ampere.

Muito resumidamente, o GPU que vai dar vida a esta placa gráfica de mining (90HX)… É basicamente o mesmo que podemos encontrar na RTX 3080. Curiosamente, até a quantidade de memória é a mesma (10GB).

Ou seja, a promessa da NVIDIA de não retirar GPUs à gama GeForce já começa a cheirar mal… Isto a não ser que estejamos a falar de um aproveitamento de GPUs que não tenham passado os testes para dar vida a placa gaming. (Isto ainda não foi clarificado, e apenas iremos descobrir quando as primeiras unidades chegarem ao mercado)

Em suma, as placas NVIDIA CMP 30HX (GTX 1660), 40HX (RTX 2060) e 50HX (RTX 2080 Ti) são todas baseados na arquitetura Turing de 12nm.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também