Inicio Windows Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador vai pelo mesmo caminho, uma vez que está numa carga alta. Num portátil isto pode ter um impacto significativo na bateria e isso são más notícias. No entanto, o próximo update do Edge vai resolver esse problema. Dito de outra forma, quem usar o novo Microsoft Edge e navegar muito tem mais autonomia no portátil.

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

A Microsoft está a trabalhar numa nova funcionalidade chamada Slepping Tabs para o Microsoft Edge. Na prática permite congelar os separadores que não estão a ser utilizados.

Isto pode não ser algo original, mas funciona melhor.

novo Microsoft Edge

No ano passado a Google lançou uma funcionalidade semelhante chamada “freeze tabs” como uma forma de reduzir a quantidade de RAM usada pelo browser. Em oposição à funcionalidade do Chrome, a do Edge funciona melhor. É mais avançada. Para além disso ajuda realmente a diminuir a memória utilizada no Windows 10. O mesmo acontece também no macOS e isto é uma excelente notícia!

A novidade do Edge não fecha os separadores. Em vez disso, apenas as suspende. De acordo com um modo experimental no Edge Canary, isto coloca os separadores que não estão a ser usados em pausa, tudo para poupar recursos.

Se como eu também tem o hábito de manter muitos separadores abertos, esta funcionalidade vai certamente garantir mais desempenho. Especialmente em hardware mais fraco. É que os browsers, como referi, são verdadeiros vampiros de recursos.

novo Microsoft Edge

A Microsoft diz que entretanto nem todos os separadores serão suspensos. Imagine que está a ouvir música através de um separador e quer continuar a ouvir, mesmo que esteja a fazer uma coisa noutro. Aí ele não será congelado.

Entretanto há mais uma novidade. É que os utilizadores poderão definir um parâmetro que permite escolher ao fim de quanto tempo os separadores ficam inativos.

Por exemplo, pode optar entre 15 ou 30 minutos, uma hora, 2 horas, 3 ou 6.

Outra característica é que poderá colocar alguns sites na whitelist, como o Twitter, para que nunca sejam suspensos.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

(Última Hora) Sony cancelou lançamento da PS5 em alguns mercados!

(Em atualização) - Novas informações apontam para que a Sony tenha decidido cancelar o lançamento da sua consola de nova geração em alguns mercados!...

Movimento #Blacklivesmatter? Até a PlayStation aderiu!

O movimento #Blacklivesmatter foi certamente um dos temas mais falados e marcantes de 2020. Talvez apenas superado pela pandemia de COVID-19 que ainda se...

Gosta de jogos de terror? É que Warzone vai receber o temível Saw!

Se por acaso joga Call Of Duty Warzone ou até mesmo Modern Warfare. Certamente já deverá estar acostumado aos inúmeros eventos lançados pela equipa...

Já joga FIFA 21? Estes são os jogadores mais rápidos do jogo!

Para montar uma boa equipa no FIFA, não é preciso muito. Afinal de contas, basta apenas um bom ponta de lança, defesas competentes e...

Durante o confinamento 43% das reviews na Amazon eram falsas!

Na altura do confinamento provocado pela pandemia de coronavírus, muitas empresas lutaram pela sua sobrevivência. Lutaram e continuam a lutar. É que houve muitos...