Fotos na qualidade máxima? – Hoje em dia, a nossa vida nas apps de conversação passa por enviar ou receber fotos, seja de paisagens, de comida, ou até de caretas, para brincar com as pessoas que mais gostamos, e que nos rodeiam no nosso dia-a-dia.
No entanto, para poupar os servidores, que têm de arcar com esta forma de agir, de milhões de pessoas, todos os dias, as equipas responsáveis pelas redes sociais aproveitam algoritmos complexos, para tentar diminuir o tamanho destas mesmas imagens, automaticamente, de forma muito significativa.
A ideia é que a imagem mantenha a sua identidade, ao mesmo tempo que fica a ocupar pequenos KBs de memória no armazenamento dos gigantescos e caros servidores. Isto é brutal para os servidores, mas menos bom para a qualidade da captura.
Como deve imaginar, é uma das únicas maneiras de manter tudo funcional e rápido, e claro, é uma forma de fazer as coisas perfeitamente aceitável quando queremos partilhar uma imagem do nosso cão, ou do nosso almoço, mas… Quando queremos partilhar uma imagem importante, com a qualidade máxima, a coisa torna-se um pouco mais complicada.
Especialmente se quiser dar uns toques no Snapseed, para elevar a imagem a todo um outro nível, digno da hashtag #doItForTheGram. É que aqui, no mundo da edição, a qualidade da imagem faz toda a diferença.
Existem soluções!
Quer enviar (e receber) fotos na qualidade máxima?
Pois bem, o Instagram e Facebook comprimem, e bem, as imagens que manda, tanto em conversação, como no feed.
Entretanto, o WhatsApp também comprime, mas pode personalizar o nível de compressão e perda de qualidade nas definições de armazenamento da App. Sabe porquê? Porque as imagens não vão para os servidores do WhatsApp! Elas ficam disponíveis apenas de forma local, no seu smartphone, ou no smartphone da pessoa (ou pessoas) que está do outro lado. Assim, se enviar hoje uma foto a um amigo, e por alguma razão a decidir apagar, esta vai desaparecer da conversa, e o seu amigo vai ficar sem acesso à imagem.
Interessante não é? Mas talvez mais interessante que isto, é o facto de ser possível “enganar” o sistema de compressão do WhatsApp, para enviar imagens na sua qualidade máxima. Vamos saber como?
É tudo muito simples, no WhatsApp, apenas tem de enviar a imagem, ou imagens, como um Documento!
Carrega ali no ícone azul, e de seguida vai entrar num pequeno explorador de ficheiros, onde apenas tem de escolher o tipo de documento que quer enviar, neste caso imagens, e depois escolher a quantidade de ficheiros que realmente quer enviar.
O resultado final é o que vê em cima. Ao enviar uma imagem como ficheiro, o WhatsApp não apresenta uma pré-visualização, como normalmente acontece quando envia uma foto ou vídeo de forma mais direta. Mas, aquele ficheiro, é uma cópia integral da imagem capturada, com toda a qualidade associada.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!