Há dois dias, noticiámos que a ASUS anunciou que iria aumentar os preços de toda a sua gama de componentes, começando no imediato com as suas placas gráficas e motherboards. Algo que se deverá replicar um pouco por toda a indústria, visto que as razões para este aumento irão ter um forte impacto em todas as fabricantes.
Ou seja, se por acaso está a planear comprar um novo PC, esteja ele já feito, ou se tem intenções de comprar às peças, a coisa vai ficar bem mais cara em 2021.
Quer comprar ou montar PC? Vai ficar tudo mais caro!
Portanto, a ASUS decidiu fazer alguns ajustes aos preços, mexendo um poucos no MSRP (preço recomendado) das suas motherboards e placas gráficas. Más notícias, visto que as placas gráficas já estão a chegar ao mercado um pouco acima do seu preço normal, devido a todos os problemas de stock, e agora, o regresso do fenómeno do mining.
Mas existe um problema ainda mais grave que o mining por detrás de tudo isto… Estamos a falar da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
Caso não saiba, as exceções às tarifas impostas sob as importações Chinesas terminaram no dia 1 de Janeiro. Por isso, dependendo do preço de cada componente, as tarifas metem uma taxa extra de 7.5~25% em cima do produto. Para ter noção do impacto, isto significa que as placas gráficas irão ficar 80~100€ mais caras.
Mas a placa gráfica é apenas um componente do PC, estas tarifas vão ter impacto em absolutamente tudo… CPU, SSDs, fontes, caixas, etc…
Contudo, com Trump prestes a abandonar o cargo, é possível que exista uma nova negociação entre as duas partes ainda durante o mês de Janeiro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.