Contacte-nos comercial@leak.pt
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Principal
Computadores

Quem faz placas gráficas além da NVIDIA e AMD?

Nuno Miguel OliveiraporNuno Miguel Oliveira
29 de Setembro, 2026
em Computadores, Especiais
rtx, nvidia, placa gráfica
Google
Segue a Leak no Google

Dá prioridade à Leak nas notícias e segue o nosso perfil para encontrares mais conteúdos no Google e no Discover.

Adicionar como fonte preferida Seguir a Leak no Google
Partilhar
Tweet

Muito se fala da crise de memória RAM e armazenamento interno. Mas, quando fui montar um PC para um amigo, o preço que mais me deixou em choque foi o da placa gráfica. Especialmente agora em Setembro, porque houve um aumento de preço muito agressivo durante o verão de 2026.

Dito tudo isto, a pergunta a qualquer pessoa que queira montar ou atualizar um computador para jogar qual é a marca de placa gráfica que lhe vem à cabeça. A resposta é quase unânime… NVIDIA. A empresa liderada por Jensen Huang transformou-se num colosso de biliões de dólares nos mercados financeiros e controla, de forma esmagadora, quase 90% a 95% do mercado de gráficas dedicadas.

Sim, a AMD continua a dar luta com a sua gama Radeon e a dominar os chips gráficos integrados das consolas de sala, portáteis e consolas portáteis de gaming, mas no mercado das placas de secretária para entusiastas é uma sombra distante do que já foi.

O resultado disto está à vista de qualquer consumidor, especialmente dos portugueses. Preços cada vez mais absurdos com gráficas de gama média a custar quase mil euros e uma arrogância de mercado onde quem manda cobra o que quer porque simplesmente não há alternativa viável!

Mas será que neste planeta só existem mesmo duas fabricantes capazes de desenhar chips gráficos dedicados para PC?

  • A tecnologia enlouqueceu: Produtos piores, preços mais altos…

A Intel quis salvar a pátria, mas a montanha pariu um rato…

intel, arc

Quando a Intel anunciou que ia entrar com tudo no mercado das placas gráficas dedicadas com a sua divisão Arc, muitos jogadores suspiraram de alívio. Finalmente um gigante com cofres cheios para fazer frente à ganância da NVIDIA e ao comodismo da AMD!

A Intel tem recursos quase infinitos, por isso, fazia todo o sentido. Mas… Não correu bem.

  • Intel e Placas Gráficas? É uma pena… Para todos!

Fazer uma placa gráfica não é apenas desenhar silício. É também alimentar uma máquina brutal de software:

  • O pesadelo das drivers: A primeira geração (Alchemist) chegou atrasada e com drivers tão verdes que em muitos jogos antigos em DirectX 9 ou 11 o desempenho era uma autêntica anedota de mau gosto. Foram precisos meses e meses de atualizações cirúrgicas para as placas começarem a render o que o hardware prometia no papel.
  • A geração Battlemage e o valor real: Modelos como a Arc B580 e B570 mostraram que a Intel sabe meter especificações generosas a preços competitivos na gama de entrada e média baixa. No entanto, estes preços nunca se viram em mercados como o nosso. E, de facto, a divisão vive em constante instabilidade interna e paira sempre no ar a dúvida sobre até quando a gestão da Intel vai continuar a investir dinheiro numa divisão que dá prejuízos avultados.

A China tenta correr por fora!

placa gráfica

Se olharmos para o outro lado do mundo, a China tem tentado a todo o custo libertar-se da dependência tecnológica norte-americana. É aí que entra a Moore Threads, uma startup fundada em 2020 por antigos quadros da própria NVIDIA com a promessa de criar placas gráficas nacionais.

Chegaram a lançar modelos comerciais para o mercado doméstico chinês, como a MTT S80. No papel parecia uma máquina bastante interessante! Barramento PCIe 5.0, memórias rápidas e um visual imponente. Só que na prática a realidade bateu com força: a placa demorou uma eternidade até conseguir correr DirectX 11, o suporte para DirectX 12 chegou apenas em versões beta experimentais anos mais tarde e a lista de jogos ocidentais que correm sem engasgos graves continua a contar-se pelos dedos. Tentar competir com décadas de bibliotecas gráficas otimizadas com uma equipa que começou ontem é quase uma missão impossível.

Entretanto, marcas como a Apple, a Qualcomm ou a MediaTek desenham chips gráficos brutais para telemóveis, tablets e computadores portáteis com arquitetura Arm. Mas nenhuma delas tem o menor interesse em construir uma placa PCIe de 30 centímetros para enfiar dentro de uma caixa ATX a gastar 300 watts da tomada.

O negócio delas é a eficiência em dispositivos fechados. Outros caminhos acabam por ser bastante mais caros.

Sem um terceiro concorrente forte (e real), quem paga a conta somos nós

Ficar refém de um mercado onde apenas uma marca dita os prazos, define os preços de tabela e decide quanta memória VRAM merecemos ter numa placa de 700 euros é o pior cenário possível para o ecossistema PC.

As marcas que constroem as placas físicas que compramos nas lojas (como a ASUS, a Gigabyte, a MSI ou a ASRock) não passam de montadoras de componentes. Se a dona do chip decide cobrar caro pelo silício, elas são obrigadas a subir o preço na prateleira. A AMD tem feito um excelente trabalho a empurrar os limites nos processadores contra a Intel, mas no departamento gráfico tem faltado aquela agressividade de preços que obrigue a NVIDIA a meter os pés no chão.

Depois, enquanto a Intel não provar que a divisão Arc veio para ficar com modelos de gama alta competitivos, e enquanto mais ninguém conseguir quebrar a barreira da otimização de software, montar um computador de jogos vai continuar a ser um luxo para carteiras muito recheadas.

Antes de mais nada, o que pensas sobre isto? Achas que a Intel ainda vai conseguir ser uma alternativa séria à NVIDIA e AMD no mercado das placas gráficas? Ou o domínio do mercado está de tal forma consolidado que já ninguém consegue quebrar esta barreira de preços abusivos?

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Tags: destaque
Artigo Anterior

Composto ligado à romã pode melhorar a função cardíaca em até 80%

Artigo Seguinte

LIDL tem máquinas Singer com descontos até 63% (a partir de 8,99€)

Artigos

id.1 - vw levantou o véu, mas o entusiasmo parece ser pouco
Auto

Produzir carros em Portugal ainda vale a pena!

dongfeng box quer pisar os calcanhares ao renault 5
Auto

Carros têm de ficar mais baratos. É um Tsunami Chinês!

Via Verde
Auto

As portagens são um absoluto exagero em Portugal?

Deixar comentário

Em destaque

Cartão retido no Multibanco? O que fazer nos primeiros minutos

semana dos animais LIDL

Chave de precisão do LIDL estilo Xiaomi vai voar das prateleiras

O novo monstro do LIDL chegou para substituir o teu forno e o grelhador

Cabem 18 pares de sapatos: a sapateira do LIDL vai voar das prateleiras

Se vês esta mensagem no multibanco não faças isto (pode custar-te caro)

Newsletter Leak

Recebe os melhores artigos da Leak no teu email

Regista-te aqui

Artigo Seguinte
Cabem 18 pares de sapatos: a sapateira do LIDL está quase a esgotar

LIDL tem máquinas Singer com descontos até 63% (a partir de 8,99€)

A Leak.pt traz-te notícias de tecnologia, promoções, dicas para a casa, alertas de burlas e informações úteis para o dia a dia. Explicamos de forma simples o que realmente importa, ajudando-te a poupar dinheiro, tomar melhores decisões e proteger-te online.

Ligações
  • Quem somos
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Contactos
Categorias
  • Tecnologia
  • Especiais
  • Dinheiro
  • Burlas
  • Caça-promoções
© 2026 Leak.pt – Otimizada por SEO4Discover
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos e condições
  • Declaração de Privacidade
Leak no Google no Google
Fonte Seguir
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Contacte-nos comercial@leak.pt
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência

Leak@2026 - Todos os direitos reservados