Afinal o que se passa com os processadores de 10nm da Intel?


Por em

O processo de fabrico de 10nm da Intel tem sido constantemente adiado! Apesar disso, a empresa garante que está tudo a correr bem, e que vamos ter os primeiros processadores ainda este ano, numa quantidade muito limitada.

Afinal o que se passa ?

É bastante simples, há problemas com este processo de fabrico! E normalmente quando algo nasce torto… tarde ou nunca se endireita!

Recentemente foi descoberto no Lenovo Ideapad 330, um processador Core i3-8121U de 10nm.

Enquanto que a Intel continua a assegurar que está tudo bem, o iGPU deste processador encontra-se desactivado. Num espaço ‘2+1’, em que existem dois núcleos CPU e um núcleo GPU, parece que por alguma razão, a Intel não conseguiu meter todo o conjunto em funcionamento.

Pode ser devido ao TDP demasiado alto. Até porque é um processador ‘U’, o que significa que tem de ter um consumo de energia bastante baixo!

Porque que isto é importante ?

Intel 10nm

É importante porque a parte gráfica do chip usa muita energia! Não vamos falar de números ao certo, mas vamos assumir que é 50/50 para cada lado. Que tanto a parte de computação como a parte gráfica consomem a mesma quantidade de energia.

É interessante notar que o Core i3-8121U, que é baseado no processo de fabrico de 10nm com uma frequência base de 2.2GHz e um boost até aos 3.2GHz não é muito eficiente neste campo.

Além disto é mais lento que o 8130U, que tem uma frequência base de 2.2GHz e um boost até aos 3.4Gz. Sendo este baseado no processo de fabrico mais antigo de 14nm. Tendo em conta de que ambos os componentes consomem a mesma energia, o 8130U tem o iGPU activo, enquanto que o 8121U não tem.

O que isto no diz?

Isto mostra que o processo de fabrico de 10nm da Intel ainda não é eficiente no consumo de energia, e mesmo com a gráfica integrada desligada, tem o mesmo TDP que o processador da geração passada com a gráfica ligada.

Em suma, podemos assumir que o processo de fabrico da Intel para o futuro tem graves problemas. Mas claro que isto é apenas com este único exemplo que temos disponível, pode ser que as coisas mudem num futuro muito próximo.

A AMD está à espreita e pronta a aproveitar!


  • Como é que o atraso da Intel nos 10nm pode beneficiar a AMD ? – Clique aqui.
  • AMD começou a roubar quota de mercado à Intel! – Clique aqui.

O que pensa disto? Partilhe connosco a sua opinião!

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Será que o processador interessa assim tanto para Gaming?

Nova imagem da Xiaomi Mi Band 3 chegou à Internet!

Seguinte