Descobrimos quanto custa um perfil de Facebook no mercado negro

Nos últimos meses, muitos utilizadores portugueses começaram a receber pedidos de amizade de perfis que não conhecem. À primeira vista pode parecer apenas mais uma tentativa de ganhar seguidores, mas na realidade esconde algo muito mais perigoso: a venda de contas e perfis no Facebook para aplicar burlas. Mas quanto custa um perfil de Facebook? É complicado arranjar um?

Quanto valem estas contas?

Segundo explicou à Leak.pt a administradora do grupo “Não caias em Esquemas! Alerta anti-burla”, Patrícia Pimenta, existe um mercado cada vez mais ativo de perfis, páginas e até grupos inteiros.

“Vendem contas do Facebook, perfis e páginas. Quanto mais amigos ou seguidores tiverem, mais dinheiro dão. A antiguidade da conta também é importantíssima para dar credibilidade”, explicou.

Ou seja, perfis com anos de existência e milhares de amigos são autêntico ouro para burlões, porque parecem reais e de confiança.

No mercado negro digital, os valores variam bastante: perfis básicos podem ser vendidos por cerca de 40 €, enquanto contas mais antigas e com muitos amigos ou seguidores podem facilmente ultrapassar os 150 € a 180 €. Quanto maior a credibilidade e a antiguidade, mais elevado é o preço pedido pelos burlões. Mas podem existir perfis que vão até valores muito superiores. Depende do objetivo dos burlões. Se o crime compensa vale a pena investir.

Para que servem estas contas

Os burlões usam estes perfis comprados para várias finalidades:

Marketplace – o local preferido para publicar anúncios falsos de vendas e enganar vítimas.

Aluguer de casas – perfis antigos dão credibilidade a anúncios fraudulentos de arrendamentos.

Falsos negócios e investimentos – páginas “recicladas” passam a vender esquemas rápidos de enriquecimento.

Manipulação de confiança – contas antigas comentam, elogiam e interagem entre si para parecer tudo verdadeiro.

Patrícia Pimenta alerta ainda que muitos grupos são vendidos de forma disfarçada, mesmo sendo proibido pela Meta:

“Também se vendem grupos no Facebook. Mas tem que ser de forma mais disfarçada. A Meta não permite vendas de grupos. Mas sei que se vendem.”

Porque escolhem o Marketplace?

De acordo com a mesma fonte, a maioria pede acesso ao Marketplace porque é aí que conseguem aplicar burlas mais facilmente.

“A maioria pedem com Marketplace… Porque será? Muito provavelmente para burlar”, sublinha.

Basta pensar: um perfil de Facebook com 5 mil amigos, registado há anos, com fotos normais do dia a dia, é muito mais convincente a vender um telemóvel, um bilhete de concerto ou até um carro.

Sinais de alerta

Como reconhecer perfis suspeitos?

  • Recebes pedidos de amizade de contas com milhares de amigos mas interações estranhas.
  • Perfis recentes que rapidamente ganham seguidores.
  • Páginas que mudam subitamente de tema (de música para investimentos, por exemplo).
  • Grupos com administradores novos e perfis sem histórico.

Como te protegeres

  • Não aceites pedidos de amizade de pessoas que não conheces.
  • Desconfia de negócios demasiado bons para ser verdade.
  • Verifica sempre quem é o administrador de grupos de vendas.
  • Denuncia perfis ou páginas suspeitas ao Facebook.
  • Consulta grupos como “Não caias em Esquemas! Alerta anti-burla” para te manteres informado.

burla nas redes sociais

A venda de perfil e contas de Facebook é uma burla cada vez mais sofisticada, porque usa a própria “credibilidade” das redes sociais contra os utilizadores. O que parece apenas um perfil cheio de amigos pode, na verdade, ser uma armadilha cuidadosamente montada para enganar e roubar.

Como lembra Patrícia Pimenta, os sinais estão aí e cabe-nos estar atentos e não cair nestas armadilhas.

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A ferver

Ana Oliveira
Ana Oliveirahttp://leak
Descobriu a paixão pela tecnologia entre aulas de engenharia e fóruns de gadgets, onde passava horas a debater especificações e novidades. Gosta de explicar tecnologia de forma simples, direta e prática como se estivesse a falar com amigos. É fascinada por tudo o que envolva inovação, privacidade digital e o futuro dos smartphones. Quando não está a escrever, está a testar apps, a trocar de launcher ou a explorar menus escondidos no Android.

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