Esta é a quantidade de memória RAM de cada modelo do iPad!

A maior parte das pessoas que compram os tablets da Apple provavelmente não fazem ideia da quantidade de RAM que o iPad tem. Afinal, ele simplesmente funciona. No entanto, tal como em qualquer computador, a RAM pode ter um impacto significativo na sua experiência, dependendo da forma como a utiliza. A questão é que isto pode ser uma verdadeira surpresa para as pessoas. É que na maioria dos casos julgam que o iPad tem muito mais memória do que na realidade tem. Vamos então dizer-lhe qual a quantidade de memória RAM do iPad.

Esta é a quantidade de memória RAM que cada iPad tem!

Como funciona a RAM

A RAM ou memória de acesso aleatório é o espaço de armazenamento temporário rápido que se situa entre o SSD ou HDD (relativamente) lento e o CPU do sistema. O sistema operativo, as aplicações abertas e os dados com que está a trabalhar são todos armazenados na RAM. Quando um computador moderno fica sem memória RAM, utiliza uma parte do SSD (ou HDD nos computadores mais antigos) como espaço de “troca”. Normalmente, esta é uma receita para um desempenho muito fraco, mas os SSD modernos são tão rápidos que alguns tipos de operações acontecem tão rapidamente que o utilizador nem se apercebe. Por outro lado, se não houver RAM suficiente para executar as suas aplicações activas, como um jogo ou uma aplicação de edição de vídeo, o sistema pode ficar lento.

ipad Pro

Num iPad, tudo o que foi dito acima é geralmente verdade. No entanto, a Apple concebeu o sistema de gestão de memória do sistema operativo do iPad para ser bastante agressivo e eficiente.

Qual a quantidade de memória do iPad?

iPad Pro de 11 e 12,9 polegadas com chip M2

Estes modelos vêm com 16 GB de RAM para as opções de armazenamento de 1 TB ou 2 TB e 8 GB de RAM para as opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB ou 512 GB.

- Advertisement -

iPad Air (5ª geração com chip M1)

O iPad Air vem com 8 GB de RAM. É o iPad que a maioria das pessoas deve comprar. Se gosta de jogos de topo de gama, se se dedica à produção multimédia ou se gosta de utilizar o iPad como substituto de um portátil, tem memória RAM mais do que suficiente para o manter satisfeito durante várias gerações de iPad.

iPad 10ª geração (com chip A14 Bionic)

O iPad standard vem com 4 GB de RAM. Este é o iPad de entrada de gama destinado a utilização educativa. 4 GB de RAM são mais do que suficientes para os principais jogos educativos, reprodução de vídeo de alta qualidade, aplicações educativas e navegação na Web.

iPad Mini (6ª geração com chip A15 Bionic)

O iPad mais pequeno da Apple tem apenas 4 GB de RAM. O mini não é o iPad mais popular, mas o modelo de 6.ª geração tem bastante potência para uma utilização convencional graças ao chip A15, e 4 GB de RAM são mais do que suficientes para aplicações de ecrã único, uma vez que o ecrã mais pequeno não se presta a multitarefas.

A quantidade de memória do iPad nunca é mencioada

Se for a uma Fnac ou a uma Worten irá reparar que a RAM nem sequer é mencionada. Não se trata de um descuido, mas sim de algo que não interessa à maioria dos utilizadores do iPad. O iPad funcionará como esperado e toda a gestão da memória acontece nos bastidores, como é suposto. No entanto, os iPads são dispositivos com uma vida útil excecionalmente longa. Se comprar um bom iPad hoje, é provável que o utilize durante cinco anos ou mais. Se tiver a opção de comprar um modelo com mais RAM, isso só aumenta a sua longevidade.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.