Quando é que os smartphones vão aumentar de preço?

Muito se tem vindo a falar de aumentos de preço desde o final de 2025 dentro do mundo da tecnologia, e uma coisa é inegável, eles estão aí. Porém, nem tudo está (ou pode) acontecer ao mesmo tempo. Isto é especialmente verdade para o mundo dos smartphones, que devido a uma líder demasiado dominadora, não pode pura e simplesmente passar os aumentos no lado dos componentes para cima do consumidor.

É curioso, mas todo o mundo Android tem de ter calma em 2026. Porquê? Por causa do iPhone.

Quando é que os smartphones vão aumentar de preço?

Nem os influencers salvam a Samsung: acabou-se o reinado! Apple venceu, Nem os influencers salvam a Samsung: acabou-se o reinado! Apple venceu, s24 ultra, iPhone, Samsung a Apple, iPhone Android seguros

Portanto, há alguns dias atrás, ficámos a saber que a Apple domina com um autêntico punho de ferro o top 10 de smartphones mais vendidos da indústria. Com 8 dispositivos, para apenas 2 da Samsung. Sendo exatamente por isso que, apesar de aumentos absurdos no lado dos componentes, as fabricantes Android não podem pura e simplesmente aumentar preços no mercado global.

O iPhone é o padrão global. É o smartphone mais desejado, e é também um produto que não vai aumentar de preço no imediato.

Mais concretamente, a gama iPhone 17 foi lançada em Setembro, e nada indica que a Apple tenha planos para aumentar preços até ao início da próxima geração. Até porque isso não faria grande sentido, depois de vários milhões de unidades vendidos desde Setembro de 2025 até Fevereiro de 2026.

Por isso, Samsung, Xiaomi, Oppo, Honor, e companhia, têm de tentar outras estratégias, e claro, manter os preços “base” exatamente iguais ao ano passado.

Dito tudo isto, no caso da Samsung, que é obviamente a fabricante mais importante no lado Android da coisa, com o seu Ultra a ser sempre a bandeira do ecossistema… Tudo indica que a gigante Sul-Coreana vai manter os preços mais ou menos iguais quando avançar para o lançamento da sua linha Galaxy S26 dentro de alguns dias.

Porque, como é óbvio, lançar um S26 mais caro que o iPhone equivalente seria um gigantesco tiro de caçadeira no pé. Até o mais devoto fã do ecossistema Android tem de perceber isto.

Mas…

s26

Porém, apesar da manutenção dos preços, a habitual campanha de duplicação de armazenamento não deverá acontecer em 2026, e ao que tudo indica, as versões com mais armazenamento vão encarecer um pouco face às passadas gerações de aparelhos. Aliás, é possível que nem existem grandes ofertas de pré-venda, o que vai ser estranho após campanhas (umas melhores que outras) em todos os lançamentos em Portugal.

É também por isto que a gama Galaxy S26 não vai mudar grande coisa face à S25 do ano passado, após tantos rumores de uma grande renovação, onde iríamos ver um novo modelo Slim, bem com um novo modelo Pro. A verdade é que não há “budget” para mexer nos componentes da nova geração de aparelhos. Caso contrário, a margem de lucro iria ser ainda mais reduzida, e isso é um grande não para qualquer fabricante, especialmente para a Samsung.

Quando o iPhone 18 sair… O que acontece?

Não praticamos adivinhação. Existem rumores a apontar para uma Apple capaz de manter as fornecedoras na linha. Enquanto outros rumores apontam para uma Apple a perder algum do respeito que tem vindo a ter. Isto porque o mundo da IA consome mais e não tem qualquer problema em pagar os chips a peso de ouro.

Mas, no final do dia é simples. Quando a Apple aumentar, vai tudo de arrasto. Enquanto não aumentar, o Android fica preso aos moldes atuais. Para o bem ou para o mal.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também