Qualcomm vai meter a TSMC a lutar com a Samsung!

Como deve saber, toda a produção de chips de 3nm para 2023 e início de 2024 está no lado da Apple! Algo que acontece devido a um gigantesco investimento da Apple nas linhas mais poderosas e eficientes da TSMC.

Ou seja, a partir de Setembro vamos ver a Apple a lançar smartphones e portáteis baseados em processadores de 3nm, isto enquanto as restantes fabricantes vão continuar a apostar no “velho” processo de 4nm para dar vida aos seus produtos. Como é óbvio, isto deixa empresas de grande importância no mundo mobile a fazer contas à vida. Um destes exemplos é a Qualcomm, que se vê de certa forma obrigada a reutilizar o processo de 4nm para 2024.

Mas… Há soluções para isto!

7nm, tsmc, chip, chips

Afinal, ao que tudo indica, a Qualcomm está a planear utilizar dois fornecedores em vez de contar apenas com a TSMC num fututo muito próximo. Mais concretamente, a Qualcomm vai fazer parcerias com a TSMC e Samsung, para depois perceber qual é o melhor processo, e onde tem mais a ganhar.

Sim, é verdade que a Samsung tem tido alguns problemas nas suas linhas de produção, sendo exatamente por isso que a Qualcomm e NVIDIA abandonaram as suas linhas para saltar para a TSMC. Mas, a Samsung percebeu o que estava a fazer de mal, investiu em novas equipas, e está a conseguir mudar o paradigma.

Vai ser muito bom ver a TSMC e Samsung a lutar pelos mesmos clientes, ambas com produtos de qualidade. Bom porquê? Porque uma das maiores culpadas pelo aumento de preços em tudo o que é tecnologia é a TSMC. Domínios/Monopólios nunca são bons para o consumidor.

Qualcomm vai meter a TSMC a lutar com a Samsung!

s22, iphone, smartphones

O mundo dos smartphones também está a sofrer com a baixa procura por tecnologia que se faz sentir em 2023. Sendo muito provavelmente isso que a Qualcomm nem tentou ter acesso à restante força de produção que a Apple deixou nas linhas de 3nm da TSMC.

Infelizmente, a produção de chips está cada vez mais cara, e com uma TSMC cada vez mais isolada no domínio do mercado, é provável que as coisas não melhorem nos próximos tempos.

Dito isto, a Qualcomm tem um plano para dar a volta à coisa. Ou seja, fazer parcerias com as duas maiores produtoras de chips do planeta, a Samsung e TSMC, para ter um modelo em que pode negociar com cada uma delas com algum queijo e pelo menos com uma pequena faca na mão. Especialmente agora que a Samsung parece estar finalmente a ter bons resultados com a sua tecnologia de 3nm GAA.

Pode parecer arriscado ver uma Qualcomm a voltar a apostar na Samsung depois de ter sido obrigada a abandonar o processo de 4nm da gigante Sul Coreana devido a problemas de performance e de eficiência energética. Mas, nesta altura do campeonato, vale todo o risco! Tais são os preços que a TSMC pratica e pretende praticar nos próximos tempos.

Vale ainda a pena salientar que a Intel também está a evoluir a olhos vistos no lado da produção, e que ao contrário do passado recente, esta gigante também já disponibiliza as suas linhas de produção a empresas fora do seu ecossistema.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.