Qualcomm vai abandonar a TSMC e Samsung para apostar na Intel?

A Intel está a dar tudo o que tem para voltar para a mó de cima, o que claro está, implica um grande investimento para ser novamente uma força dominadora no mundo da produção de semicondutores, um mercado agora dominado pela TSMC e pela Samsung.

Para isto, a Intel prometeu investir 20 mil milhões de euros em novas linhas de produção em solo Europeu, ao mesmo tempo que também já avançou para a aquisição da velha parceira da AMD, a GloFo (Global Foundries).

A aposta é tal, que até já existem contactos para gigantes do mercado de chips começarem a produzir os seus chips nas linhas da Intel, onde temos de incluir a Qualcomm, e pelos vistos, também a Amazon.

Qualcomm vai abandonar a TSMC e Samsung para apostar na Intel?

Portanto, o novo CEO da Intel (Pat Gelsinger) está a revolucionar a forma como a gigante azul dos microprocessadores funciona. Afinal, caso não saiba, a Intel vai mesmo abrir as suas linhas de produção a empresas de fora, isto ao mesmo tempo que investe agressivamente para aumentar a sua capacidade de produção, e claro, nível tecnológico das suas próprias fabs.

Aliás, esta manhã noticiámos que a Intel vai mudar a sua estratégia de nomes que dá aos processos de produção. Não só para “mascarar” a incompetência dos últimos anos, mas também para clarificar que a aposta é séria. E que vai ter novidades todos os anos até pelo menos 2024, para voltar ao poleiro deste mundo tão competitivo.

Afinal de contas, na altura em que a Intel chegar ao processo 20A. A Qualcomm parece estar no lote inicial de parceiras a usufruir de um processo que já nem sequer vai ser medido em “nm”! Mas sim em “angstroms” (0.1nm).

Curiosamente, parece que a Intel está a falar com mais de 100 empresas para arrancar com a produção. Ou seja, a aposta é mesmo séria, com um investimento igualmente sério. Será este o verdadeiro ‘comeback’ da Intel?

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!