Connect with us

Android

Qualcomm Snapdragon 855: Os detalhes antes do lançamento

Bruno Fonseca

Publicado a

A Qualcomm está pronta para anunciar seu chipset móvel de próxima geração – o Snapdragon 855, que tem o nome de código Snapdragon 8155. Agora e antes do evento oficial de lançamento, o TechCrunch publicou acidentalmente um artigo, onde foram reveladas as principais caraterísticas deste chipset.

Snapdragon 855: A primeira plataforma móvel com suporte para 5G

É verdade que o artigo foi prontamente removido, mas deu para perceber algumas coisas. A título de exemplo, no artigo acerca do processador Qualcomm Snapdragon 855 podia ler-se que este chipset é a “primeira plataforma móvel comercial do mundo com suporte para multi-gigabit 5G”.

Importa ainda salientar que este chipset é fabricado através do processo de 7nm pela TSMC e vem com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) dedicada, que supostamente garante um desempenho três vezes melhor comparativamente às soluções anteriores.

Snapdragon 855: um chipset com três clusters

Em primeiro lugar o Qualcomm Snapdragon 855 terá três clusters. Neles destacam-se quatro núcleos mais poupadinhos que operam a 1.78GHz, três núcleos de alto desempenho que funcionam a 2.42GHz e um núcleo de alto desempenho que opera a 2.84GHz. A isto junta-se o processador gráfico Adreno 640, que trará melhorias no desempenho.

Conetividade 5G

Mas não é so de velocidade que se faz um chipset. Assim, para além do modem Snapdragon X24 LTE integrado, o modem Snapdragon X50 5G oferece conectividade 5G. Além disso, o chipset vem otimizado para jogos. Possui ainda uma nova funcionalidade denominada “Snapdragon Elite Gaming”.

O sistema gráfico do chipset também foi otimizado para aplicações de realidade aumentada (AR). Há um mecanismo especializado de visão computacional que processa dados computacionais para garantir melhores imagens e vídeos. Isto é algo muito semelhante à funcionalidade Night Light do Google Pixel 3.

Importa destacar ainda o suporte para o sensor ultrassónico 3D. Graças a ele, o sensor tem uma sensibilidade melhorada. Isto significa que funciona mesmo com uma película no ecrã.

No próximo ano já seremos brindados com muitos dispositivos a integrarem este chipset. Uma coisa temos a certeza. Eles serão muito rápidos.

Outras notícias de hoje:

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Reviews38 mins atrás

Análise – Xiaomi Mi Band 3, como é possível custar 20€?

Análise Mi Band 3 – A Xiaomi Mi Band 3 é conhecida pela seu preço bombástico! Por cerca de 20€,...

Especiais2 horas atrás

Afinal o Google+ morre mais cedo. Descoberta nova falha!

O Google anunciou que encontrou uma segunda vulnerabilidade no Google+. Como resultado, o encerramento do Google+ foi passado de Agosto...

Jogos2 horas atrás

PlayStation Classic já foi pirateada para correr jogos através de uma PEN

A PlayStation Classic é um bom esforço da Sony, para tentar puxar pela nostalgia dos jogadores fãs da sua já...

Android4 horas atrás

OnePlus 6T McLaren Edition: Chegou o fórmula um dos telemóveis

As parcerias entre fabricantes de dispositivos móveis e marcas de carros, levam normalmente a produtos interessantes. É algo que já...

Android5 horas atrás

Android Pie para o Pocophone F1 já disponível. Descarregue já!

Há equipamentos que fazem a diferença no mercado e sem dúvida que o Pocophone F1 é um deles. Na prática este...

Android6 horas atrás

Instale agora mesmo o Android Pie no Xiaomi Mi A2

O Android Pie já chegou ao Xiaomi Mi A2 há alguns dias. Infelizmente os primeiros equipamentos que receberam esta versão...

Hardware6 horas atrás

Gigabyte GeForce RTX 2060 OC sorriu para a câmera!

O popular site de ‘leaks’ VideoCardz, conseguiu meter as mãos numa série de fotos da placa gráfica GeForce RTX 2060...

NVIDIA RTX NVIDIA RTX
Hardware18 horas atrás

(Leak) NVIDIA RTX 2060 ‘Mobility’ a chegar com 6GB de memória!

Os jogadores desesperaram pelo anúncio de novas placas gráficas por parte da NVIDIA, algo que acabou por acontecer no passado...