Inicio Android Qualcomm Snapdragon 855: Os detalhes antes do lançamento

Qualcomm Snapdragon 855: Os detalhes antes do lançamento

A Qualcomm está pronta para anunciar seu chipset móvel de próxima geração – o Snapdragon 855, que tem o nome de código Snapdragon 8155. Agora e antes do evento oficial de lançamento, o TechCrunch publicou acidentalmente um artigo, onde foram reveladas as principais caraterísticas deste chipset.

Snapdragon 855: A primeira plataforma móvel com suporte para 5G

É verdade que o artigo foi prontamente removido, mas deu para perceber algumas coisas. A título de exemplo, no artigo acerca do processador Qualcomm Snapdragon 855 podia ler-se que este chipset é a “primeira plataforma móvel comercial do mundo com suporte para multi-gigabit 5G”.

855

Importa ainda salientar que este chipset é fabricado através do processo de 7nm pela TSMC e vem com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) dedicada, que supostamente garante um desempenho três vezes melhor comparativamente às soluções anteriores.

Snapdragon 855: um chipset com três clusters

Em primeiro lugar o Qualcomm Snapdragon 855 terá três clusters. Neles destacam-se quatro núcleos mais poupadinhos que operam a 1.78GHz, três núcleos de alto desempenho que funcionam a 2.42GHz e um núcleo de alto desempenho que opera a 2.84GHz. A isto junta-se o processador gráfico Adreno 640, que trará melhorias no desempenho.

855

Conetividade 5G

Mas não é so de velocidade que se faz um chipset. Assim, para além do modem Snapdragon X24 LTE integrado, o modem Snapdragon X50 5G oferece conectividade 5G. Além disso, o chipset vem otimizado para jogos. Possui ainda uma nova funcionalidade denominada “Snapdragon Elite Gaming”.

O sistema gráfico do chipset também foi otimizado para aplicações de realidade aumentada (AR). Há um mecanismo especializado de visão computacional que processa dados computacionais para garantir melhores imagens e vídeos. Isto é algo muito semelhante à funcionalidade Night Light do Google Pixel 3.

Importa destacar ainda o suporte para o sensor ultrassónico 3D. Graças a ele, o sensor tem uma sensibilidade melhorada. Isto significa que funciona mesmo com uma película no ecrã.

No próximo ano já seremos brindados com muitos dispositivos a integrarem este chipset. Uma coisa temos a certeza. Eles serão muito rápidos. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

DualSense da PlayStation 5 funciona no Android e PCs

Os PCs e dispositivos Android garantem um bom suporte para diversos periféricos. Da lista fazem parte os comandos da Xbox e Stadia. No caso...

(Especial) A Apple não abandona a porta Lightning… Porquê?

Como deve saber, os novos iPhone 12 não trazem carregador nem auriculares na caixa. Uma tendência que começou um mês antes com os mais...

Play Store: instale já nos smartphones da Huawei com o Googlefier!

Não é surpresa que os dispositivos da Huawei e Honor lançados no ano passado não incluem os Google Mobile Services. É exemplo disso, o...

Os novos iPhone 12 usam um modem 5G ‘velhote’

Quando uma grande fabricante de smartphones como a Apple faz um lançamento, os consumidores estão obviamente à espera de encontrar os componentes mais modernos...

Confirmado – Tesla lançou o Full Self-Driving com um aviso!

Confirmado - Tesla lançou o Full Self-Driving com um aviso importante! - A Tesla criou grande parte da sua fama atual devido à performance...