A Qualcomm levantou finalmente o véu sobre o seu novo processador topo de gama, o Snapdragon 8 Elite Gen 5. Um SoC que deverá dar vida aos smartphones mais potentes da próxima geração Android.
Sim, é verdade que o nome não é propriamente o mais simples, mas a promessa é interessante! Mais desempenho, mais inteligência artificial e, pela primeira vez em muitos anos, a possibilidade de ultrapassar a Apple em performance pura.
O CPU mais rápido de sempre?
A grande estrela é o novo CPU Oryon de terceira geração, que a Qualcomm apresenta como o mais rápido de sempre no mundo mobile. Estamos a falar de 4.6GHz de frequência e uma cache otimizada para reduzir a latência. Segundo a marca, isto traduz-se num ganho de 20% face à geração anterior, que já não era propriamente lenta.
Mas não fica por aqui!
O GPU Adreno renovado promete 23% mais potência gráfica, o que pode fazer a diferença em jogos pesados e multitasking. Ou seja, em teoria, qualquer tarefa vai ser mais rápida e fluída num smartphone com este chip.
Benchmarks que surpreendem
Nos primeiros testes feitos em protótipos de referência, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 conseguiu números impressionantes. No GeekBench 6, chegou aos 3.791 pontos em single-core e 11.994 em multi-core. Isto significa que bateu o A19 Pro do iPhone 17 Pro Max, inclusive no single-core, um terreno onde a Apple reinava há anos.
No 3DMark Wild Life Extreme, alcançou 8.420 pontos, superando não só o modelo anterior como também os chips mais recentes da Apple. Como estamos fartos de dizer, os benchmarks não contam a história toda. Mas… Onde há fumo, é costume haver fogo. A Qualcomm está a recuperar terreno.
Inteligência artificial primeiro!
O outro grande pilar deste processador é a IA.
A Qualcomm afirma que o novo NPU Hexagon é 37% mais rápido e preparado para lidar com modelos de linguagem de última geração diretamente no dispositivo.
Em bom português, isto significa que, quando as apps e sistemas começarem a apostar a sério em IA generativa e assistentes avançados, os smartphones equipados com este chip vão estar prontos.
Já andamos a ouvir falar disto há algum tempo, mas, pelo menos por enquanto, o grosso da IA continua a ser feito na Nuvem.
Fotografia, conectividade e mais
A fotografia também leva um salto com o novo ISP Qualcomm Spectra, que passa a suportar 20 bits de pipeline de imagem e promete 4x mais gama dinâmica. Funções como o Night Vision 3.0 e ajustes de tom em tempo real são apenas o começo.
Na conectividade, temos o modem X85 5G com velocidades teóricas de até 12.5 Gbps de download e 3.7 Gbps de upload, além do FastConnect 7900 com Wi-Fi 7 e poupanças de 40% na energia.
O que esperar agora?
O Xiaomi 17 já foi apresentado e vai trazer este processador. Depois vamos dar as boas vindas à Oppo, OnePlus, Honor, e claro, a Samsung (que pode ou não dividir a coisa com um novo Exynos).
Mas, o mais importante é… Se os resultados dos testes preliminares se confirmarem no mundo real, podemos estar perante uma mudança rara! Ou seja, Androids com mais músculo que o iPhone naquilo que conta mesmo, o desempenho bruto.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!