Anuncia na Leak comercial@leak.pt
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Qualcomm quis copiar a Apple, e isso preocupa a MediaTek!

por Nuno Miguel Oliveira
4 de Junho, 2026
em Android
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
0
smartphone, calor, processador
Seguir no Discover Adicionar como fonte preferida

A Qualcomm copiou a estratégia da Apple para os chips de 2nm e a MediaTek está prestes a levar uma sova monumental!

Ou seja, quem acompanha de perto o mercado dos smartphones sabe perfeitamente que a guerra dos processadores está ao rubro, mas a atual crise global no preço das memórias RAM obrigou as gigantes dos semicondutores a mudarem de tática para não assustarem as fabricantes de telemóveis.

  • Nota: O SoC, até aqui, era um dos componentes mais caros a par do ecrã OLED. Hoje em dia, já não é bem assim. A memória RAM e o armazenamento interno aumentaram de forma completamente absurda, pondo em causa tudo o que tinha vindo a ser feito até aqui.

Assim, para aguentar o embate em 2026, a Qualcomm decidiu roubar uma página do livro de receitas da Apple. Ou seja, vai dividir a sua linha topo de gama em dois:

  • Super premium Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro
  • um mais contido Snapdragon 8 Elite Gen 6 “normal“.

E agora?

Pois bem, tudo indica que a jogada de mestre da Qualcomm com o processo de 2 nanómetros já começou a dar frutos, e as notícias que chegam dos bastidores da indústria na China são terríveis para a MediaTek.

Segundo o que vem a ser dito, as únicas marcas que se chegaram à frente para encomendar os primeiros lotes do novo processador Dimensity 9600 da MediaTek foram a OPPO e a Vivo. Todas as outras parceiras históricas decidiram saltar do barco e apostar as fichas todas no Snapdragon 8 Elite Gen 6 padrão.

O motivo é simples! A Qualcomm conseguiu colocar o seu chip base a um preço incrivelmente competitivo sem destruir a performance. Ou seja, graças à arquitetura de núcleos personalizados Oryon, este Snapdragon vai continuar a dar uma tareia nos designs padrão da ARM que a MediaTek utiliza, oferecendo um desempenho gráfico e de processamento muito superior.

De facto, mesmo que a arquitetura fosse equivalente, a Qualcomm conseguiu uma vantagem de custos que destrói por completo o argumento do “bom e barato” da concorrência.

  • Smartphones baratos em 2026? Já não há maquinões!

A armada de chips da Qualcomm esmaga a concorrência ao longo de 2026?

qualcomm, snapdragon

Colocando os números em perspetiva, enquanto o todo-poderoso Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro deverá custar às marcas qualquer coisa como 300 dólares ou mais, a versão padrão vai atirar-se para a casa dos 200 dólares. Isto transforma-o na escolha perfeita para os smartphones topo de gama que não querem esticar o preço final para lá do aceitável.

Para piorar o cenário da concorrência, a Qualcomm montou uma autêntica armadilha de catálogo para as marcas de telemóveis ao longo de 2026.

Ou seja, além dos novos modelos de 2nm, a marca norte-americana prepara-se para cortar o preço do atual Snapdragon 8 Elite Gen 5 e ainda vai lançar um Snapdragon 8 Gen 6 baseado no processo de 3nm da TSMC para atacar a gama média-alta.

Isto significa que a Qualcomm vai ter uma gama de processadores para todos os gostos e carteiras. Todos eles com nível de performance muito acima da média. E como se isto não fosse suficiente, a Qualcomm também está a oferecer descontos a quem compra muitos processadores, como é o caso da Samsung com os seus Galaxy.

Pode vir a ser uma geração incrível para a Qualcomm! E claro, uma gigante dor de cabeça para a MediaTek, que até tem vindo a crescer.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Partilhar238EnviarPartilhar42PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Xiaomi 18 Pro pode ser o monstro de 2026 na velocidade e câmaras

1 dia atrás

Mudança de planos grave! Xiaomi desistiu do Ultra?

1 dia atrás
Chrome gastar memória

Chrome no Android ganhou um botão que faltava há anos

1 dia atrás

Faço isto em todos os telemóveis que configuro e a bateria dura mais

2 dias atrás

Leak@2026 – Todos os direitos reservados

  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Adicionar como fonte preferida
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados