Inicio Hardware Qualcomm lança chipset Snapdragon 850 para PCs Windows

Qualcomm lança chipset Snapdragon 850 para PCs Windows

A Qualcomm está focada em expandir o seu negócio ao nível dos chipsets e como tal, para além de fabricar chips para dispositivos móveis, esta empresa também está a fabricar processadores para os dispositivos da Internet das Coisas, sistemas de realidade virtual, entre outros. Agora, na Computex 2018, em Taiwan, esta empresa apresentou ao mundo o processador Snapdragon 850, desenvolvido especificamente para dispositivos Windows.

O chip deve impulsionar uma nova geração de dispositivos Windows que vão utilizar processadores Snapdragon, fabricados pelos inúmeros parceiros da Qualcomm. A Samsung já anunciou que fará um PC 2-em-1 com o Snapdragon 850.

O chipset possui processadores ARM, integração de LTE, um sistema avançado da gestão de autonomia e muito mais. Importa salientar que o  novo processador pode funcionar em velocidades de relógio mais altas sem aquecer demasiado. Ele consegue atingir uma velocidade de 2.96GHz, o que torna o processador 30% mais rápido que o SD835.

Snapdragon 850

O Snapdragon 850 é desenvolvido com o mesmo processo de 10nm de segunda geração que também é utilizado no Snapdragon 845. A isto junta-se o modem X20 para ligações mais rápidas. A empresa afirma que o Snapdragon 850 inclui diversas alterações ao nível de hardware e software para torná-lo melhor em atividades de PC em comparação com o Snapdragon 845.

O modem Snapdragon X20 pode agora atingir velocidades de 1,2 Gbps. No que diz respeito à autonomia, a nova plataforma, de acordo com a Qualcomm, vai oferecer maior desempenho, mas ainda assim +20% de vida útil da bateria e +20% de velocidades sem fios.

O Qualcomm Snapdragon 850 também utiliza codecs de áudio e vídeo atualizados e inclui suporte para codificação e decodificação de H.264 e HEVC 4K para serviços de reprodução de vídeo. Destaca-se o suporte para captura de vídeo 4K através das câmaras que possam estar integradas nos equipamentos.

Ao nível do áudio, o chipset melhorou a faixa dinâmica e reduziu as métricas de distorção harmónica no seu codec de áudio, e a saída de áudio analógico e digital é compatível com as tecnologias Aqstic e aptX da Qualcomm.

O que acham que isto pode vir a significar para a Intel e a AMD? Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

MIUI 13: estes são os smartphones Xiaomi que vão receber!

A interface da Xiaomi, a MIUI, é sem dúvida uma das melhores. Não só pelo design clean e com alguns elementos inspirados na Apple,...

Galaxy Buds Beyond: são estes os novos auriculares da Samsung?

A Samsung está a preparar-se para um evento Unpacked no início de Janeiro. Aí, a gigante coreana deve apresentar a gama Galaxy S21 mas...

Black Friday Super Sale: Oferta do Windows 10 e Office por um preço louco!

Está preparado para uma das maiores oportunidades desta Black Friday? Então aproveite agora mesmo esta grande novidade integrada na GoDeal24.com Black Friday Super Sale!...

Samsung retoma o update One UI 3.0 beta para o Fold 2!

Outro dia referimos na Leak que a Samsung suspendeu o update One UI 3.0 Beta para o Galaxy Z Fold 2. Isto devido a...

Huawei: finalmente as lentes líquidas estão a caminho do P50!

Não é a primeira vez que falamos de lentes líquidas na Leak associadas à Huawei. De facto, já muito se falou mas ainda nada...