Ao que tudo indica, o SoC Dimensity 9500 é muito mais barato que o Snapdragon 8 Elite Gen 5, mais de 50%, mas… há uma boa razão para isso?
Qualcomm anda a abusar nos preços? Qual é a razão?
Agora que a MediaTek está finalmente a ganhar fama no mercado, graças aos seus SoC de gama alta, eis que a guerra dos chips começa a aquecer. Porém, não no sentido que a Qualcomm gostaria.
Segundo novas estimativas, o Dimensity 9500 da MediaTek custa mais de 50% menos do que o Snapdragon 8 Elite Gen 5, mesmo sendo produzido no mesmo processo de 3 nm N3P da TSMC.
Ou seja, os fabricantes de smartphones têm agora uma alternativa muito mais barata… O que poderá ajudar a lançar aparelhos bastante interessantes a preços realistas. Porém, há compromissos.
O preço fala mais alto?
O Snapdragon 8 Elite Gen 5 é o chip mais caro que a Qualcomm alguma vez produziu. Estima-se que custe cerca de 280 dólares por unidade, isto enquanto o Dimensity 9500 ronda apenas 180 a 200 dólares.
A diferença é brutal, e para muitas marcas, pode representar milhões de euros poupados. Aliás, é uma poupança que pode (e deve) ser passada para o consumidor. Isto pode resultar em smartphones de topo a preços bastante mais interessantes.
Aliás, é por isso que várias fabricantes estão a olhar para a MediaTek como uma forma de manter margens de lucro mais saudáveis, mesmo sacrificando um pouco de desempenho.
Porque é tão mais barato?
A explicação é simples! A MediaTek continua a usar designs de CPU e GPU licenciados da ARM, enquanto a Qualcomm decidiu investir ao criar os seus próprios núcleos Oryon.
Essa decisão da Qualcomm deu-lhe uma vantagem de desempenho significativa, mas também fez disparar os custos. Já a MediaTek optou por uma abordagem mais conservadora, e mais barata, o que ajuda as fabricantes, mas deixa a empresa presa ao mesmo nível de performance.
O preço da poupança?
Nos testes do Geekbench 6, o Dimensity 9500 apresentou pior desempenho por watt quando comparado com o Snapdragon 8 Elite Gen 5 e até com o A19 Pro da Apple. Ou seja, é menos eficiente e aquece mais, especialmente em jogos e tarefas intensivas.
Num comparativo direto, o OnePlus 15 com Snapdragon 8 Elite Gen 5 mostrou-se mais rápido e mais frio do que modelos equipados com o chip da MediaTek.
Mas… A diferença vale a pena?
No fim do dia, o Dimensity 9500 é uma solução equilibrada para quem quer poupar, bom o suficiente para smartphones premium, mas não para quem quer o topo absoluto.
Dito isto, numa altura em que os preços dos chips definem o preço final dos smartphones, esta diferença de 80 a 100 dólares por unidade pode mudar muita coisa na próxima geração de topos de gama Android.
Afinal de contas, sente alguma necessidade de maiores níveis de performance no dia-a-dia? Eu não. Dou mais valor ao dinheiro.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!