Qualcomm abandonou Samsung para reatar com a TSMC?

A Qualcomm é a responsável pela grande maioria dos chips que dão vida aos smartphones do mundo Android. Afinal de contas, se por ventura metesse a mão num smartphone topo de gama nos últimos anos, é muito provável que o mesmo fosse baseado no Snapdragon 855, 865 ou mais recentemente, no Snapdragon 888.

Dito tudo isto, a Qualcomm é um pouco como a AMD ou Apple, no sentido em que não tem linhas de produção próprias. Ou seja, tem de enviar os seus designs para as parceiras (foundries), que neste caso são a Samsung e TSMC, as únicas fabricantes de microprocessadores com processos de 5nm.

Pois bem, até aqui, todas as encomendas relativas ao recente Snapdragon 888 têm sido produzidas pela Samsung. No entanto, o próximo SoC topo de gama da Qualcomm poderá ser feito pela TSMC.



Qualcomm abandonou Samsung para reatar com a TSMC?

Qualcomm samsung

Portanto, esta não é a primeira vez que a Qualcomm se vira para a TSMC, de forma a produzir os seus chips. Mas é estranho ver esta jogada nesta altura do campeonato, visto que todos os SoC Qualcomm Snapdragon 888 saíram das linhas de 5nm da gigante Sul Coreana Samsung.

Ao fim ao cabo, ao que parece, a Qualcomm e TSMC chegaram a um acordo muito importante, que tem em vista a solidificação da sua relação comercial. Assim, apesar de já ter as linhas saturadas com encomendas, e de ter vendido a grande maioria da capacidade de produção de 5nm à Apple… Parece que ainda existe espaço para encaixar a Qualcomm.

Muito resumidamente, a TSMC vai mesmo produzir um SoC 5G topo de gama da Qualcomm! Vai ser uma ‘Rush Order’!

Entretanto, ainda não fazemos ideia que processador é este, mas tendo em conta a escassez de SoCs Qualcomm Snapdragon 888 no mercado. É provável que sejam encomendas do atual processador mais potente do mundo Android. Ou quem sabe, a versão ‘Plus’ deste mesmo processador. Isto de forma a dar vida aos ‘refreshes’ da segunda metade do ano. (Afinal, é esperado que a encomenda demore quase 6 meses até estar pronta.)

Em suma, será que temos aqui um reatar da relação da Qualcomm da TSMC, e um consequente divórcio com a Samsung?… Ou a Qualcomm está tão à rasca nos stocks, que precisa das duas parceiras a produzir ao mesmo tempo?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!