Qualcomm 5G PowerSave: A salvação dos smartphones com 5G

Uma das maiores preocupações em relação ao 5G é o impacto na duração da bateria. Isto não é difícil de perceber. É que os novos equipamentos que estão a chegar ao mercado, utilizam modems de primeira geração. Assim, inicialmente, a bateria pode sofrer um pouco. Para dar resposta a este problema, a Qualcomm desenvolveu a tecnologia 5G PowerSave.

5G PowerSave: funcionalidades standard e exclusivas combinadas

Segundo a Qualcomm, o 5G PowerSave é uma combinação de funcionalidades padrão do 3GPP, bem como de “várias técnicas e funcionalidades exclusivas”. Infelizmente o presidente da Qualcomm não revelou que tecnologias eram estas. No entanto será uma nova abordagem ao nível da eficiência de energia.

5G PowerSave

Importa salientar que esta tecnologia é suportada por todos os smartphones que utilizam o emparelhamento do modem X50 5G com o chipset Snapdragon 855. Para além disso também será suportado em dispositivos que utilizam o novo modem X55 5G.

Amon também afirmou que os consumidores podem esperar grandes melhorias ao nível de autonomia entre dispositivos com 5G PowerSave e dispositivos sem esta funcionalidade.

5G PowerSave

No entanto, a Qualcomm não falou apenas de smartphones no MWC 2019. Dito isto, os portáteis também estiveram na ordem do dia. Assim, a empresa revelou o primeiro componente de PC 5G do mercado, a plataforma Qualcomm Snapdragon 8cx 5G.

Como o nome sugere, o chipset combina o chipset Snapdragon 8xc de 7nm, lançado em dezembro em Maui, com um modem 5G. Entretanto, a plataforma utiliza o recém-anunciado modem Snapdragon X55 5G que foi revelado pouco antes do evento em Barcelona. Quando combinados, estamos perante uma plataforma que disponibiliza um desempenho muito melhor em termos de portáteis comparativamente às soluções Windows on ARM de primeira e segunda geração.

5G PowerSave

A inclusão do X55, em vez do X50 encontrado nos recém-anunciados smartphones 5G, significa que a plataforma Qualcomm Snapdragon 8cx 5G possui velocidades de pico de download de 2,5 Gbps em redes 4G e até 7 Gbps em redes 5G. O modem também suporta redes 5G Standalone e Non-Standalone. Na prática isto quer dizer que esta tecnologia está totalmente preparada para o que o futuro nos trouxer.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google quer competir com a Apple! Como? Tablet Pixel!

Por várias razões, a Google decidiu deixar de tentar competir com o iPad da Apple há alguns atrás, decidindo apostar tudo o que tinha...

iPhone 13 não é muito amigo das reparações

Hoje em dia, apesar do facto de a Apple ter um excelente serviço de suporte em Portugal, a verdade é que pode ir a...

Utilizadores não sabem que vem aí uma nova versão do Windows!

Tem-se falado muito do lançamento do Windows 11 cujo lançamento está marcado para o próximo dia 5 de Outubro de 2021. Mas e se...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!