Inicio Reviews Qual é o melhor smartphone para Gaming?

Qual é o melhor smartphone para Gaming?

Quando pensamos em smartphones, vem logo à cabeça a qualidade do design, a potência do processador, a nitidez das fotografias. Bom, mas e quando queremos uma experiência de jogo mobile que nos satisfaça? Pusemos lado a lado alguns dos melhores equipamentos do mercado (e desde já agradecemos à Samsung, Huawei, Alcatel e Sony a disponibilidade dos produtos para teste!) para percebermos qual é o melhor smartphone para gaming.

Samsung Galaxy S7 edge

Ahhh, a coqueluche da Samsung. Campeão de vendas e da opinião pública, este topo-de-gama da marca sul-coreana reúne o que de melhor se faz em tecnologia móvel: um design curvo irrepreensível, a melhor câmara de smartphone do mercado,  um processador rapidíssimo e bateria para um dia e meio de uso intensivo. Mas é um bom smartphone para gaming, perguntam vós?

Smartphone para gaming

Pois que o Galaxy S7 edge é o único, dos equipamentos em teste, equipado com a API da Vulkan. Significa isto a possibilidade de correr jogos com um overhead mais baixo, maior controlo directo sobre o GPU e uma utilização de CPU mais baixa. Para além deste impulsionador de desempenho gráfico, temos ainda o software Game Launcher. Permite a gravação da nossa gameplay com a câmara frontal, colocando a nossa cara no vídeo – piscando o olho aos criadores de conteúdo no Youtube.

Smartphone para gaming

Porém, a sua gigantesca mais-valia é sem dúvida o bloqueador de chamadas. Imaginem-se numa partida épica de Clash Royale, a 5 segundos do final, prestes a derrubar a torre da equipa rival. De repente, o jogo trava. Não por falha do vosso smartphone, mas porque alguém vos está a ligar. E tau – lá se vai a partida e os troféus. Com o bloqueador de chamadas, podem impedir qualquer comunicação convosco durante a sessão de jogo.

O problema? O preço. 825 euros é bastante proibitivo para que possamos recomendar a todos. É uma opção bastante acima da média – e o preço inclui-se nesse parâmetro.

Huawei P9

flagship da Huawei foi um dos lançamentos de maior sucesso da empresa chinesa. E não é para menos. Uma câmara dupla com tecnologia Leica fez as manchetes da imprensa especializada, em conjunto com um design clássico mas competente e uma máquina mais que funcional.

Smartphone para gaming

E a máquina, efectivamente, permite-nos jogar sem qualquer problema de fluidez qualquer jogo. Clash Royale? Não há lag para ninguém. Asphalt Overdrive? Sem engasgos. Atirem o que quiserem – o Huawei P9 resolve sem problema. Um bom smartphone para gaming, certo?

Nim. Porque a bateria… Meu Deus. Para já, um topo-de-gama não pode ter uma autonomia de menos de um dia inteiro. Sem. Jogar. Agora imaginem uma sessão de jogo durante uns 30, 40 minutos. Se saírem de casa, o mais provável é chegarem ao vosso destino com praticamente metade da bateria, o que é impensável.

Smartphone para gaming

A nível de preço, não é dos mais exigentes – está entre os 550 e os 600 euros – mas não é, de todo, um smartphone pensado para os jogadores.

Alcatel Idol 4S

Média-gama, com specs modestas. O Alcatel Idol 4S está direccionado para um público mais consciente do orçamento para o seu smartphone. Com um ecrã de 5.5″, era de se esperar que a bateria fosse minúscula e que os jogos não corressem com qualidade. No fundo, que este não fosse um smartphone para gaming. Oh, como nos enganámos!

Smartphone para gaming

Primeiro, as colunas. Falamos de 4 colunas espalhadas na moldura superior e inferior, frente e verso. É uma qualidade som em estéreo que mais nenhum equipamento conseguiu recriar. Para jogos simples como Candy Crush o impacto é mínimo – mas experimentem pegar no Final Fantasy IX, por exemplo. É quase como se estivessem a jogar na televisão. Um som que até portáteis como a PSP Vita ou a Nintendo 3DS não conseguem recriar.

Não é, no entanto, o telemóvel mais ergonómico de sempre. A construção da moldura do ecrã, com rebordos de metal de lado, torna o equipamento um pouco escorregadio. Principalmente para jogos que não permitem rodar o ecrã, como Clash Royale, que vive da velocidade com que clicamos em pontos estratégicos do campo.

Smartphone para gaming

Mas meus amigos, estamos a falar dum smartphone na zona dos 400 euros com uma bateria ao nível do Galaxy S7 e, tal como o smartphone da Samsung, com fast charging.

Sony Xperia X

Certamente que o Xperia X seria a vossa última escolha para um smartphone para gaming que cumprisse as vossas necessidades. Ou para utilizar, sequer. O que é injusto. É um bom equipamento – design compacto e tradicionalmente nipónico, câmara competente e uma performance decente. E por 350 euros, não se pode pedir mais.

Smartphone para gaming

Mas para jogar? A nível ergonómico foi o que melhor se saiu. Com um chassis robusto, não há forma do smartphone escorregar das mãos. Por outro lado, a bateria também é interessante – dos 100 aos 75% numa sessão de 30 minutos de jogo intensiva é porreiro. Infelizmente, o motor deste Xperia X não acompanha o resto.

Smartphone para gaming

Quando um smartphone traz lag a um jogo como Clash Royale, ficamos com uma pulga atrás da orelha. Pior ainda se pusermos a correr algo mais exigente, como o Asphalt Overdrive. Nota-se a exigência não só no desempenho gráfico, mas também nos FPS, caindo a pique. O que é uma pena, porque são factores absolutamente castradores duma pontuação mais favorável.

E o vencedor é…

Qual é o melhor smartphone para gaming? Foi uma decisão um pouco exaustiva, porque esteve focada em dois equipamentos bastante capazes. O Huawei P9 e o Sony Xperia X não se qualificaram para esta decisão. A autonomia miserável no smartphone da empresa chinesa e o fraco desempenho do equipamento da marca nipónica deixaram-nos a léguas do Galaxy S7 e do Idol 4S.

Mas a pergunta ficou por responder. Qual é, afinal, o melhor smartphone para gaming? Apesar do Galaxy S7 edge ser, sem dúvida, o melhor equipamento de 2016, tem um revés que o Idol 4S não tem: o preço. E tendo em conta o valor acrescido que a Alcatel entrega num smartphone de 400 euros, a escolha terá que recair justamente para aí.

Smartphone para gaming

Assim, é oficial. O melhor smartphone para gaming é o Alcatel Idol 4S!

Se quiserem adquirir o equipamento vencedor este está disponível na Phone House!

Obviamente que faltam aqui players importantes, como a LG, a BQ, a Honor ou até mesmo a Apple. Contudo, apenas as marcas presentes no teste quiseram participar, pelo que serão essas as obviamente referidas. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Carlos Duarte
Fanático de tecnologia e gaming, tanto móvel como em desktop. Trabalha há anos no sector e vibra com cada lançamento. Para entrar em contacto: carlos.duarte@leak.pt ou @CarlosATwittar

Leia também

Windows 10: atualizações estão a falhar veja como resolver!

Quando a Microsoft lança o update do Patch Tuesday para o Windows 10 com patches de segurança, normalmente é recomendado que faça rapidamente a...

Spotify acaba de receber uma novidade nos podcasts!

O Spotify pode ser ultra-experiente no que diz respeito ao streaming de música. No entanto, é mais novata no que diz respeito ao mundo...

God of War Ragnarok vai impressionar na PS5 (e na PS4 também!)

O estúdio de Santa Mónica teve um pequeno 'tease' para oferecer no dia em que a Sony anunciou finalmente o dia e preço de...

Google Maps vai dizer-lhe onde anda o COVID-19!

A Google tem colocado lembretes, avisos e informações acerca do COVID-19 em muitos dos seus serviços há já algum tempo. De facto, dificilmente conseguimos...

Stranger Things vai acabar mal! Afinal quem vai morrer?

Caminhamos a passos largos para a quarta temporada de Stranger Things. Assim, são cada vez mais as notícias sobre possíveis acontecimentos que começam a...