(Especial) Qual é a melhor altura para atualizar ou mudar de PC?

Qual é a melhor altura para atualizar ou mudar de PC? – Apesar do stock de placas gráficas e processadores de nova geração ainda ser uma autêntica vergonha, temos muito boa gente que esperou e desesperou belo Black Friday para atualizar a sua fiel máquina de jogos, ou montar mesmo um PC completamente novo.

Algo que resultou numa grande desilusão e confusão, porque toda a gente quer um Ryzen 5000 no seu PC acompanhado por uma RTX 30 ou RX 6000… E estes simplesmente não existem nas lojas!

Ou seja, temos agora muitos utilizadores confusos com o que fazer com o dinheiro que pouparam para a construção da sua máquina de sonho. Mas antes de tocar neste assunto, tenho de dizer que na preparação para a BF tive vários amigos meus a planear trocar as suas placas gráficas para as muito recentes RTX 3070, RTX 3080 ou RX 6800, quando na verdade… Não tinham qualquer necessidade para tal.

Algo que tentei fazer ver, com diferentes níveis de sucesso dependendo do amigo em questão. (Especialmente nesta altura do campeonato em que o stock está horrível, e por isso, os preços estão mais altos do que seria suposto.)

Mas o problema aqui nem é o preço, é mesmo no ganho de performance que estes utilizadores irão ter ao trocar de placa gráfica para uma muito mais recente, quando o resto do sistema é demasiado antigo. Aliás, em alguns casos, estamos falar de utilizadores que têm simples monitores Full HD a 60Hz ou Full HD a 144Hz, ou seja, não faz grande sentido optar por uma placa gráfica de gama alta cara.

Em suma, esta situação dá-me agora uma oportunidade de fazer este artigo.



Afinal de contas, quando é a altura certa para fazer upgrade ou mudar de PC? Ou seja, quando é que o nosso PC está obsoleto, o que devo trocar, e quando é que o devo fazer?

melhor altura para atualizar

Portanto, se olharmos para o mercado de PCs atual, temos novos processadores da AMD, temos novas placas gráficas da NVIDIA e também da AMD Radeon. Ou seja, estamos numa altura bastante stressante, se por acaso anda a pensar comprar componentes para o seu PC.

Pois bem, é também nesta altura que tem de perceber que razões tem em cima da mesa para mudar de PC, ou mudar as peças do seu PC.

Sente falta de performance? O seu jogo favorito está a falhar? Mudou de monitor recentemente com uma resolução superior (QHD ou 4K) e altas taxas de atualização de frame, e a sua máquina atual não consegue dar vazão?

Muito resumidamente, antes de mais nada, tem de perceber o que realmente precisa! O que realmente lhe faz falta!

Desta forma, esqueça as configurações ‘ótimas’ que muitas vezes vemos por essa Internet fora. Aquilo que pode ser ótimo para mim, pode ser completamente ‘overkill’ para si e vice-versa.

melhor altura para atualizarPor exemplo, tenho um Ryzen 9 3900X no meu PC pessoal, e como é óbvio, a minha alma quer que eu vá à Globaldata comprar um Ryzen 9 5900X com o nosso cupão ‘GDLEAK20’.

Mas… Será que faz sentido para mim e para o meu uso diário?

Afinal de contas, quando é que o Ryzen 9 3900X com os seus 12 núcleos e 24 threads ficou velho? Óbvio que não ficou. Jogo tudo no máximo, e as minhas workloads continuam super-rápidas.

A altura perfeita para mudar de PC, é quando já estudou bem o assunto! Além disso, sabe o que tem de comprar, e sabe que vai ter uma melhoria significativa de performance para o seu caso de uso. (Aqui, se por ventura não percebe muito do assunto, pode sempre pedir-nos ajuda ao enviar e-mail para geral@leak.pt).

Além disto, a altura perfeita é também quando você realmente precisa de um upgrade, e não quando os descontos estão a chegar. Não faz sentido andar a perder performance no seu trabalho, ou a sofrer nos seus jogos favoritos durante meses para aproveitar um desconto de ~50€. Afinal, no mundo da informática, se estiver sempre à espera do que há de vir, nunca compra nada.

Isto significa esquecer as campanhas de desconto das lojas nacionais? Não me perceba mal, claro que não!

É óbvio que existem algumas oportunidades que pode tentar aproveitar, como o recente Black Friday, a altura do Natal e a altura do regresso às aulas. Desta forma, se conseguir conjugar a sua vontade de upgrade com estas campanhas, temos aqui obviamente um casamento feito no céu.

Em suma, o seu PC não fica obsoleto de um momento para o outro só porque saíram componentes novos mais poderosos (e mais caros). Se o seu PC continua a cumprir os seus objetivos, está ótimo! Uma filosofia que poderíamos também levar para o mundo dos smartphones, mas não nos vamos meter já nessa ‘guerra’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também