Connect with us

Reviews

QNAP TS-231P: Uma NAS para casa ou pequenos escritórios

Bruno Fonseca

Publicado a

A QNAP TS-231P apresenta-se como a escolha certa para quem está à procura de uma NAS poderosa, mas acessível. Muito compacta, foi especialmente desenvolvida para ser utilizada em pequenos escritórios ou em casa. Será que é uma boa aposta? Nas próximas linhas contamos-lhe tudo.

O design

Esta NAS é na prática um servidor de armazenamento centralizado. Aposta na cor branca que aliás é comum à grande maioria dos dispositivos domésticos e tem as dimensões de 169mm x 102mm x 219mm. Isto significa que se arruma facilmente em qualquer local, ocupando pouco espaço.

Na parte frontal está disponível o botão de energia e o botão de cópia de um toque, bem como uma porta USB 3.0.

Já na parte superior estão os LEDs indicadores dos vários estados. Importa salientar que está presente um único LED para as ligações LAN, apesar das duas portas que estão presentes. No entanto cada disco rígido tem o seu próprio LED.

Os lados são simples com as aberturas de ar de um lado e a chave myQNAPcloud e os códigos QR do outro.

Hardware (CPU / RAM)

A QNAP TS-231P integra no seu interior um processador dual-core Alpine AL-212 Cortex-A15 que possui uma velocidade de relógio de 1,7 GHz. Ao processador junta-se 1GB de memória DDR3.

O QNAP TS-231P disponibiliza até 224 MB/s de velocidade de leitura e 176 MB/s no que diz respeito à velocidade de gravação. Importa salientar que o processador vem com um mecanismo de encriptação baseado em hardware que não compromete nem o desempenho nem a segurança.

As ligações

A primeira coisa que se destaca neste NAS são duas portas LAN RJ45. Normalmente, os dispositivos SOHO vêm com uma única porta para reduzir os custos. No entanto, isto nem sempre é suficiente. Com duas, tem a possibilidade de ligar o NAS a duas redes para proteção contra falhas ou combinar ligações para aumentar a largura de banda.

Ainda no campo da conectividade destaca-se a presença de três portas USB 3.0, duas na parte traseira e outra na parte frontal.

Junto à porta frontal está um botão de cópia rápida que com um simples toque permite passar os conteúdos de uma pen drive ou de um disco externo para o interior da NAS.

O utilizador também pode transformar o TS-231P num ponto de acesso sem fios. No entanto para isto é necessária uma placa de rede sem fios USB. É ainda possível ligar-se uma impressora a este NAS da QNAP para que a mesma se transforme numa impressora de rede.

Duas baías para discos

Esta aposta da QNAP vem com dois compartimentos para discos. Isto é mais que suficiente se considerarmos as dimensões dos discos da atualidade.

Os de 10 TB são relativamente simples de arranjar (apesar dos preços entre os 300 e os 400 Euros) e com dois passamos logo a ter 20 TB disponíveis (ou não, dependendo da configuração RAID). Isto é sem dúvida mais do que suficiente para as necessidades da maioria das pessoas.

Os discos são fáceis de instalar. Apenas precisamos de colocar o disco no invólucro de plástico e apertar os parafusos incluídos. Importa salientar que este sistema suporta hot-swap e hot-plug.

Os Acessórios

Dentro da caixa encontra-se o Guia de instalação rápida juntamente com todos os parafusos que pode necessitar. Inclusivamente estão presentes parafusos para unidades de 2,5 polegadas e 3,5 polegadas, o que é sem dúvida uma mais valia.

Também vai precisar de ligar a QNAP TS-231P à sua rede e o QNAP incluiu dois cabos RJ45 Cat 5e para que o possa fazer. A isto junta-se claro a fonte de alimentação.

A Configuração

Existem duas formas de configurar o TS-231P. Pode ser on-line através da introdução da chave Cloud que vem na parte lateral da NAS da QNAP ou através do utilitário Qfinder Pro que pode ser descarregado na página oficial deste fabricante.

O sistema operativo

No mercado existem várias NAS para todos os gostos e carteiras. Embora muitos olhem para as caraterísticas de hardware como a principal mais valia, para nós o software é igualmente importante. Na realidade, um dos grandes pontos fortes das NAS da QNAP é o sistema operativo QTS. Um aspecto interessante é que na grande maioria dos casos mais parece que estamos a utilizar um computador do que uma NAS.

O painel de controlo dá-nos um acesso rápido a tudo aquilo de que necessitamos. Está muito bem organizado e revela facilmente todas as informações importantes.

Um aspecto que importa salientar é a flexibilidade ao nível do envio dos alertas e notificações que podem ser recebidos através de pop-ups no browser, e-mails ou SMS. O utilizador também pode fazer login no QTS e visualizar as informações mais recentes.

A QNAP TS-231P funciona de um modo bastante rápido e neste campo a arquitetura de 64 bits dá uma boa ajuda. Graças a ela, o QTS lida com a transferência de dados, com as aplicações e com todas as funcionalidades com muita eficácia.

Como sabem o objetivo principal de uma NAS é armazenar todos os ficheiros. No entanto de pouco serve se não existir uma forma eficiente de aceder aos mesmos. O QTS garante uma elevada facilidade de utilização em todos estes processos. Deste modo, está presente a partilha básica de ficheiros entre plataformas Windows, Mac OS e Linux, bem como o acesso remoto através de FTP e SFTP.

Está ainda presente um gestor de ficheiros básico que permite organizar todos os conteúdos presentes neste equipamento com a aplicação Qfiling a dar uma boa ajuda. A NAS da QNAP também disponibiliza um acesso muito simples aos ficheiros para todos os utilizadores que estão em mobilidade.

Quem não dispensa a criação eficaz de cópias de segurança vai gostar certamente da aplicação Qsync que está disponível para a maioria dos sistemas operativos. Na prática, permite efetuar uma sincronização rápida dos ficheiros e recuperá-los automaticamente no caso de algum ficar corrompido.

Quando pensamos em NAS a palavra produtividade não é normalmente a primeira de que nos lembramos. No entanto, com esta NAS da QNAP tudo é diferente. Disponibiliza uma aplicação para notas que pode ser utilizada através do browser ou da app Qnotes para Android ou iOS com funcionalidades de colaboração. Destaca-se também um sistema de gestão de emails e outro para contactos.

No campo das notas tudo funciona de forma muito simples, sendo possível protegê-las com palavra-passe e encriptá-las para uma segurança acrescida. Já o QmailAgent consiste num agente de e-mail que permite gerir diversas contas de e-mail a partir de um único local. Pode ler e escrever e-mails e guardar os anexos localmente na NAS. Para finalizar, a aplicação Qcontactz faz a gestão de todos os contactos de uma forma muito simples.

O desempenho

O nosso objetivo quando resolvemos experimentar esta NAS foi percebermos como ela funcionava no dia-a-dia, ao invés de a testarmos numa vertente mais profissional. Assim podemos dizer que é sem dúvida o equipamento ideal para as necessidades de backup e partilha de ficheiros de cada um. As transferências de ficheiros são muito rápidas e tudo funciona realmente bem.

Veredicto

A QNAP TS-231P é ideal para quem procura uma NAS para ter em casa ou no escritório. É muito simples de configurar e graças ao sistema operativo QTS é ainda mais fácil de utilizar. Vem de base com diversas funcionalidades interessantes, sendo possível adicionar ainda mais graças ao QNAP App Center. Por 179 Euros podemos arriscar a dizer que é provavelmente uma das melhores opções do mercado ao nível da relação preço/qualidade.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Outras notícias de hoje:

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Especiais11 horas atrás

YouTube implementou um ‘Mini-Player’ para os Browsers Desktop

Parece que, FINALMENTE, quem costuma ver vídeos do YouTube no seu computador pode festejar! Pois, já pode reproduzir os vídeos...

Android13 horas atrás

Android Pie chega em breve ao Xiaomi Mi A1: já está no Geekbench

A Xiaomi não foi muito rápida ao lançar a atualização do Android Oreo para o Xiaomi Mi A1. Isto pode...

Android13 horas atrás

Há um novo Nokia no Geekbench: Nokia 8.1 a caminho?

Embora a HMD Global tenha revelado novos dispositivos como o Nokia 7.1, o Nokia 3.1 Plus e o Nokia 2V,...

Android15 horas atrás

Oppo sob polémica: resultados dos testes eram adulterados!

No início do mês passado, a Huawei foi acusada de influenciar os resultados dos benchmarks. A 3DMark analisou estas suspeitas...

Android16 horas atrás

Tem um Galaxy S9 ou um Pixel 3 XL? Então não pode perder este vídeo

Existem alguns pormenores que encontra no Google Pixel 3 XL e que não verá no Pixel 3, no Pixel 2...

Android16 horas atrás

Android Pie só chega aos Samsung Galaxy no próximo ano

No mês passado, quando uma versão do Android 9 Pie adaptado pela Samsung chegou à Internet achámos que o lançamento...

Android17 horas atrás

Samsung desenvolveu tecnologia capaz de esconder a câmera frontal

Desde o lançamento do iPhone X, que a grande maioria dos fabricantes de smartphones têm feito um esforço para aumentar...

Saúde19 horas atrás

Os conselhos para emagrecimento de um Personal Trainer… De borla!

Emagrecimento – Num mundo onde o excesso de peso impera, cada vez são mais as pessoas que procuram emagrecer… Dito...