PlayStation 5 vs Xbox Scarlett: Quem irá ganhar a guerra da nova geração?

PlayStation 5 vs Xbox Scarlett – A PS5 e Xbox Scarlett estão a caminho! Tanto a Sony como Microsoft já admitiram que estão a trabalhar em novas consolas… No entanto, continuam a existir alguns rumores de que a Sony está a conduzir uma operação secreta para chegar primeiro ao mercado!

Enquanto que alguns rumores mencionam uma apresentação da PlayStation 5 já em 2019… Com um lançamento no Natal desse mesmo ano, ou início de 2020, a Microsoft prefere esperar mais um pouco, ao lançar a sua consola com o nome de código Xbox Scarlett, apenas no fim de 2020.

Afinal de contas, o objetivo da Microsoft é definir o ‘Standard’ das consolas! Por isso, esperar mais alguns meses para passar a perna à Sony, pode não ser assim tão descabido quanto isso.

Dito tudo isto, qual será a consola com mais chances de ganhar a guerra que se adivinha? Será a PlayStation 5, que leva consigo todo o sucesso da PS4? Ou será que a Microsoft vai apostar tudo, depois de ter desiludido com a Xbox One? Vamos tentar perceber!

Sony PlayStation 5 (PS5)

Vários fãs da consola da Sony ficaram desapontados, quando a empresa confirmou que não iria comparecer à E3 2019, o maior evento de videojogos do mundo.

Algo que já tinha acontecido, quando o CEO da Sony Interactive Entertainment, John Kodera, mencionou que a empresa Japonesa apenas iria lançar uma nova consola depois de 2021! O que significaria um tempo de vida de 8 anos para a PS4.

Contudo, tudo isto deverão ser técnicas de camuflagem, para as verdadeiras intenções da líder de mercado… Com vários ‘leakers’ a mencionar um evento de apresentação como o ‘PlayStation Experience’, já no próximo ano para apresentar a nova consola! É possível que a consola até chegue ao mercado ainda em 2019, a tempo do Natal!

Mas eu não acreditaria muito nisso, e apostaria mais num lançamento algures em 2020…

Pois bem, este plano não tem apenas o objetivo de chegar ao mercado antes da Xbox Scarlett! É também uma estratégia para vencer a plataforma Xbox Live, visto que aparentemente, a Sony está a trabalhar numa grande atualização para a sua PSN.

Além de tudo isto, a Sony também quer lançar uma consola de topo no campo do Hardware, e no leque de jogos disponíveis no lançamento.

Isto com um GPU AMD Navi, que deverá oferecer uma performance gráfica ao nível da atual GTX 1080! E claro, uma linha de jogos completamente esmagadora, vinda dos estúdios AAA da própria Sony.

Nova PlayStation Portátil?

Interessantemente, alguns rumores também mencionam uma nova consola PlayStation Portátil 5G, mas depois do ‘fail’ da PSVita, eu duvidaria muito da existência desta consola… Pelo menos num futuro próximo.

Microsoft Xbox Scarlett

Afinal, Phil Spencer da Microsoft, anunciou na E3 2018 que a próxima Xbox, com o nome de código Xbox Scarlett, já se encontrava em desenvolvimento! Dizendo:

“A Microsoft está a mover-se a todo o gás, no hardware da sua próxima consola. Planeando um lançamento para o ano de 2020.”

A sucessora da Xbox One X de 2017 e Xbox One de 2013 deverá ser um autêntico ‘All-In’ da empresa Norte Americana! Que pretende chegar ao mercado com várias inovações tecnológicas. E claro, hardware super rápido, bem como com uma mão cheia de títulos AAA logo no lançamento.

Isto já para não falar, ademais, na aposta no ‘Cloud Gaming‘, que se deverá traduzir no lançamento de duas consolas! Uma com todas as funcionalidades para a nova geração. E uma outra versão ‘Budget’ que deverá ser orientada ao Streaming de jogos.

Assim, o objetivo é oferecer aos jogadores, uma plataforma onde poderão jogar jogos como Halo 6 e Cyberpunk 2077 a 4K e 60fps… Conseguindo o mesmo nível, ou mais performance que a PS5 da Sony.

PlayStation 5 vs Xbox Scarlett – Conclusão

Em suma, as duas consolas parecem sofrer de um empate técnico! Quando falamos do Hardware que as deverá constituir, claro está… Até porque, ambas deverão contar com um SoC produzido pela AMD.  (Que deverá ser bastante semelhante para as duas consolas!)

Pois, irá utilizar um GPU Navi como já dissemos em cima, e um CPU Ryzen baseado na nova arquitetura de 7nm ‘Zen 2’.

Se a Sony conseguir chegar mais cedo ao mercado, com um hardware equivalente, e uma mão cheia de jogos de qualidade… Deverá ser mais uma vez, bastante complicado para a Microsoft vencer a próxima geração de consolas!

Mas o qual é a sua opinião? Que consola está a pensar comprar? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Não percas nenhuma novidade. Segue-nos no Instagram, no Facebook e no Twitter!