Já muito se falou acerca do eventual lançamento de uma PlayStation 5 Slim, uma consola igualmente poderosa, mais fresca, mais eficiente, e obviamente mais pequena, que além de tudo isto, deverá ser um pouco mais barata de produzir, uma poupança que pode acabar no bolso do consumidor. É uma estratégia, que é um clássico no ecossistema PlayStation.
Pois é, desta vez, a ‘Slim’ da Sony vai ter de rivalizar com uma outra oferta da Microsoft, também ela mais eficiente, mais pequeno, e potencialmente mais barata. A Microsoft já começou a trabalhar na primeira grande revisão ao hardware da Xbox Series X!
PS5 Slim vai ter de rivalizar com uma Xbox Series X Slim!
Portanto, é normal, em todas as gerações de consolas, ver vários ‘refreshes’ ao hardware, a chegar às prateleiras. Aliás, isto já aconteceu tanto no lado da Sony, como também do lado da Microsoft, na atual geração. (Ainda se lembra, da PS5 mais leve, que chegou ao mercado há alguns meses atrás? Ou da PS5 com um sistema de refrigeração menos poderoso? São exemplos disto mesmo!)
Dito isto, desta vez, estamos a falar de versões ‘Slim’ das consolas de nova geração. Que deverão chegar ao mercado, antes de uma qualquer versão ‘Pro’, que segundo vários leaks, também estão em desenvolvimento por ambas as partes.
No entanto, segundo o que tem vindo a público, a Microsoft pode vir a ser mais rápida que a rival, no lançamento de uma consola mais leve, e mais pequena.
Tudo graças ao uso de linhas mais eficientes, no mundo da TSMC. Ou seja, é muito provável que a Microsoft, em conjunto com a AMD, já tenha conseguido terminar o design de um APU baseado no processo de 6nm, ou quem sabe, de 5nm.
Uma Xbox Series X Slim, mais barata, não vai meter a Xbox Series S em risco? Talvez… Mas também pode baixar de preço da atual consola mais amiga da carteira! O que serviria também como ataque à rival Sony.
Obviamente, que no meio de toda esta conjetura, também é possível que a Microsoft proceda ao refresh, sem dizer nada a ninguém, mantendo a mesma exata estratégia que tem utilizado até aqui. Mas… Na minha opinião, isso seria um erro. A Microsoft tem de aproveitar a oportunidade, para espetar “mais uma faca” nas costas da grande rival Sony.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!